Tudo sobre Vôlei: História, Regras e Fundamentos do Voleibol

By | dezembro 5, 2017

Introdução: Voleibol História, Regras e Fundamentos

Em “Voleibol História, Regras e Fundamentos” você encontra a História do Voleibol no Brasil e no Mundo, Resuma das Regras Oficiais do Voleibol atualizadas e os Fundamentos Básicos do Voleibol.

 

A História do Voleibol

A ORIGEM DO VOLEIBOL

ONDE SURGIU E QUEM CRIOU O VOLEIBOL?

A história do Voleibol começou em Massachusetts nos Estados Unidos em 1895, seu criador foi o professor de Educação Física William G. Morgan. O nome original do Esporte era “Mintonette”, mas logo foi batizado de Voleibol.

História do Voleibol: William G. MorganNo início o Voleibol foi um esporte praticado somente nos Estados Unidos, mas logo se espalhou por todo mundo, tonou-se um esporte olímpico e um dos esportes mais populares e mais praticados em todo mundo.

A REDE NA HISTÓRIA DO VOLEIBOL

William Morgan se inspirou no Tênis para ter a ideia de uma rede, porém uma rede que ficaria mais alta que a rede de Tênis.

A BOLA NA HISTÓRIA DO VOLEIBOL

A Bola de Voleibol precisava ser algo maior do que uma bola de Tênis, porém mais leve do que uma bola de Basquete. Foi criado então uma bola de couro leve que poderia facilmente ser jogada por cima da rede.

Voleibol História, Regras e Fundamentos: A bola na História do VoleibolA HISTÓRIA DO VOLEIBOL: AS MUDANÇAS NAS REGRAS E O CRESCIMENTO INTERNACIONAL

O jogo de Voleibol experimentou uma grande variedade de mudanças de regras ao longo dos primeiros anos. Em várias partes do mundo foram utilizadas regras diferentes antes da normalização e padronização das regras do Voleibol.

NÚMERO DE JOGADORES

Em 1912 a quantidade de jogadores em uma equipe de Voleibol foi fixada em seis, que é a mesma até hoje. O sistema de rotação ou rodízio dos sacadores também foi implementado na mesma época.

O VOLEIBOL CHEGA A EUROPA

História do Voleibol na EuropaEm 1915 o Voleibol chega as praias francesas através dos soldados americanos que estavam lutando na Primeira Guerra Mundial. A popularidade do Voleibol cresceu rapidamente. O Voleibol se expandiu especialmente para a Europa Oriental, onde os jogos indoor (em quadras fechadas) são populares devido ao clima muito frio.

A PONTUAÇÃO

Em 1916 a pontuação mudou para uma forma que lembra o sistema de pontuação de hoje. A pontuação mudou de 21 para 15 pontos e os Sets foram introduzidos. O vencedor era determinado em uma melhor de dois, o que significa que dois Sets eram necessários para ganhar uma partida.

Ainda em 1916 os contatos (toques) consecutivos por cada jogador foram limitados a um toque.

Também foi estabelecido que um jogador comete uma falta se segurar ou conduzir a bola.

JOGANDO COM O PÉ

Também era permitido jogar com pés (o que é muito interessante porque FIVB – Federação Internacional de Voleibol – permitiu novamente nas recentes mudanças de regras ocorridas em 1995.)

LIMITE DE TOQUES E BLOQUEIO

Em 1920 houve uma grande mudança nas regra do Voleibol, foi estabelecido o número máximo de três toques na bola por equipe. As primeiras tentativas de bloqueio ocorreram mesmo antes deles serem identificados e reconhecidos pelas regras.

Quando o Voleibol se Tornou Esporte OLÍMPICO

Voleibol de quadra tornou-se um esporte olímpico oficial em Tóquio 1964, mesmo ano em que as regras internacionais de voleibol foram padronizadas em 1964, quando.

História do Voleibol nos Jogos Olímpicos


Regras do Voleibol

01 – QUAL A MEDIDA DA QUADRA DE VOLEIBOL?

quadra de Voleibol é um retângulo que mede 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. As linhas da quadra possuem 5 centímetros de largura.

Regras Básicas do Voleibol: ÁREA DE JOGO DA QUADRA DE VOLEIBOL

02 – QUAL A ALTURA DA REDE DE VOLEIBOL?

  • Rede de Voleibol tem altura de 2,24 metros para jogos femininos e de 2,43 metros para jogos masculinos
  • Os Postes possuem altura de 2,55 metros e ficam de 0,50 a 1 metro da linha lateral da quadra.
  • rede de Voleibol tem 1 metros de altura por 9,50 a 10 metros de largura.
  • As  antenas servem para delimitar a área de cruzamento da bola sobre a rede.

03 – Por quantos jogadores é formada uma equipe de VOLEIBOL DE QUADRA?

Uma equipe de Voleibol é formada por 6 jogadores em quadra e até 6 jogadores suplentes, total de 12 jogadores, um técnico e até dois assistentes, além de um fisioterapeuta e um médico.

04 – COM QUANTOS PONTOS TERMINA UM SET NO VOLEIBOL?

  • Vence um set no Voleibol a equipe que primeiro fizer 25 pontos com uma diferença de 2 pontos para a outra equipe
  • Caso o jogo fique empatado em 24 a 24, o set continuará para além dos 25 pontos até que uma equipe consiga abrir os 2 pontos de diferença e vencer o set. Ex.: 26 a 24 ou 27 a 25 ou 28 a 26…
  • Vencerá a partida a equipe que primeiro vencer 3 sets
  • Em caso de empate em 2 sets a 2, será disputado o Set Desempate ou Tie-Break de 15 pontos.
Regras Básicas do Voleibol: Com quantos pontos termina um set no Voleibol
Sinalização de final de Set

05 – Posições e rotaÇÃO (RODÍZIO) NO VOLEIBOL

Quando uma equipe RECEPTORA do saque ganha o Rally, ganha o direito de sacar, seus jogadores devem rodar uma posição no sentindo horário. O jogador que estive na posição 2(rede direita ou saída de rede), irá para posição 1, o jogador que estava na posição 1, vai para posição 6, o jogador que estava na posição 6, vai para posição 5 e assim até todos rodarem uma posição.

  • Três jogadores devem formar a Zona de Ataque ou Zona de Rede, posição 4 (rede esquerda), 3 (rede central) e 2 (rede direita ou saída de rede).
  • E 3 jogadores devem ocupar a Linha de Defesa ou Fundo de Quadra: 5 (fundo esquerda), 6 (fundo central) e 1 (fundo direita).
  • Após o Saque os jogadores podem se mover livremente pela quadra.

Resumo das Regras do Voleibol de Quadra: Rodízio no Voleibol

ATENÇÃO! A ordem de Rotação determinada no inicio do Set deve ser mantida durante todo Set e só pode ser alterada no início de cada Set.

06 – TOQUES DA EQUIPE NA BOLA

Uma das Regras Básicas do Voleibol diz que uma equipe pode realizar até 3 toque na bola antes de enviá-la a quadra adversária. O toque no bloqueio não conta como toque de uma equipe. A equipe que realizar mais de 3 toques cometerá uma falta de 4 toques.

07 – DOIS TOQUES no Voleibol

Uma das regras básicas do Voleibol diz que um jogador não poderá dar Dois Toques consecutivos na bola. O toque no bloqueio não conta como primeiro toque do jogador. Não é permitido se apoiar em outro jogador ou objeto para golpear a bola.

08 – CONDUÇÃO de bola no Voleibol

Não é permitido segurarempurrar ou carregar a bola no Voleibol, ela deve ser sempre golpeada ou rebatida.

Regras básicas do Voleibol: Condução, dois toques e quatro toques no Voleibol

09 – INVASÃO POR CIMA e por baixo DA REDE NO VOLEIBOL

De modo geral não é permitido invadir a quadra adversária, exceto nos seguintes casos:

  • ao bloqueador, desde que não interfira antes ou durante o toque de ataque do adversário na bola.
  • invadir por baixo da rede desde que não interfira no jogo do adversário
  • invadir por baixo da rede desde que permaneça com parte dos pés sobre a linha central

Regras Básicas do Voleibol: Invasão sobre a rede no Voleibol

10 – TOQUE NA REDE no Voleibol

  • O contato do jogador com a rede só é considerado Falta se interferir na jogada
  • O contato do jogador com a rede é considerado Falta sempre que o jogador tocar a Faixa Superior da rede (borda superior)

VÍDEO SOBRE AS REGRAS BÁSICAS DO VOLEIBOL

Para você que gosta de conteúdo em vídeo o Dicas Educação Física recomenda o vídeo ⇒ Regras do Jogo: Vôlei


Fundamentos do Voleibol

Os Fundamentos Básicos do Voleibol

Para começarmos bem, uma frase inspiradora de um mito do Voleibol:

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

“Não devemos nos orgulhar de sermos melhores que os outros,mas sim melhores do que já fomos.”

Bernardinho (Um dos mais vitoriosos treinadores da história do Voleibol mundial, diversas vezes campeão pela seleção brasileira de Voleibol masculino.)

QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL?

Os Fundamentos do Voleibol são as técnicas e habilidades usadas pelos jogadores no jogo de Voleibol. Os principais Fundamentos do Voleibol são o Saque ou Serviço, a Recepção ou Passe, o Levantamento, o Ataque (Cortada), o Bloqueio e a Defesa.

Voleibol História, Regras e Fundamentos: O SAQUE

Fundamentos do Voleibol: Saque

O Saque ou Serviço é um dos principais fundamentos do Voleibol, é o ato de colocar a bola em jogo. Na linguagem do Voleibol, o Saque é o fundamento que da início a um Rally. Um Saque bem executado é aquele que dificulta a Recepção (Passe) da equipe adversária, fará com que os jogadores da equipe receptora tenham que se afastar de suas posições e assim tenham mais dificuldade de realizar um Ataque.

Rally no Voleibol são todas as ações que acontecem no jogo desde o momento que acontece um saque até o momento em que uma equipe marca um ponto. A cada novo saque é iniciado um novo Rally.”

De acordo com as Regras do Voleibol FIVB o jogador sacador deve ficar atrás da linha de fundo de sua quadra, região chamada de zona de saque ou serviço.

OS TIPOS DE SAQUE NO VOLEIBOL

Existem três tipos ou estilos de Saque no voleibol: o Saque por Baixo, o Saque por Cima,e o Saque por cima com salto ou Saque Viagem ao Fundo do Mar (Saque Viagem).

APRENDA O SAQUE POR BAIXO

Fundamento Saque por Baixo no Voleibol

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Saque por baixo

É um tipo de saque mais lento, no qual a bola viaja mais alta sobre a rede. É o saque mais indicado para iniciantes no Voleibol.

EXECUÇÃO DO SAQUE POR BAIXO

Se você for destro, segure a bola em sua mão esquerda na altura da sua cintura, com a mão direita fechada com o polegar para fora bata na parte inferior da bola com força suficiente para que ela ultrapasse por cima da rede e caia dentro da quadra adversária. Se você for canhoto basta fazer o mesmo movimento invertendo as mãos.

APRENDA O SAQUE POR CIMA

Fundamentos do Voleibol: Saque por cima

O Saque por cima é um saque mais rápido e eficiente, usado inclusive por jogadores profissionais.

EXECUÇÃO DO SAQUE POR CIMA

Segure a o bola com uma ou as duas mãos, jogue-a para o alto, para cima da cabeça, bata na bola com a palma da mão.

APRENDA O SAQUE VIAGEM

Fundamentos do Voleibol: Saque Viagem

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Saque por cima Viagem

É um Saque muito rápido e eficiente, o mais usado no nível profissional de Voleibol.

EXECUÇÃO DO SAQUE VIAGEM

O jogador deve ficar alguns passos afastado da linha de fundo, jogar a bola bem alto e para frente, correr, saltar e bater na bola com a palma da mão com o maior potência possível.

FUNDAMENTO RECEPÇÃO OU PASSE NO VOLEIBOL

Fundamentos do Voleibol: Recepção ou Passe

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Recepção ou Saque

A Recepção ou Passe é um dos Fundamentos básicos do Voleibol, é o ato de receber o Saque adversário e passar a bola para o levantador da equipe. A Recepção ou Passe é o primeiro dos três toques permitidos para cada equipe.

A técnica mais utilizada no passe é a Manchete (ver imagem acima). É importante que durante a execução da Manchete que a bola seja tocada com o antebraço.

FUNDAMENTO LEVANTAMENTO NO VOLEIBOL

Fundamentos do Voleibol: Levantamento

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Levantamento

O Levantamento é normalmente o segundo toque dos três toques permitidos para cada equipe. A técnica mais utilizada para realizar um Levantamento é o Toque (ver imagem). Porém, o Levantamento também pode ser realizado de Manchete.

O objetivo do Levantamento é levantar a bola próxima a rede para que um companheiro de equipe realize um Ataque.

FUNDAMENTO ATAQUE OU CORTADA NO VOLEIBOL

Fundamentos do Voleibol: Ataque ou Cortada

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Ataque

O Ataque é, na maioria da vezes, o terceiro toque na bola permitido a cada equipe. A técnica mais utilizada na realização do Ataque é a Cortada. Geralmente o Ataque é feito saltando e batendo na bola com a palma da mão, com a maior força possível e para baixo.

A LARGADA OU LARGADINHA NO VOLEIBOL

A Largada é um tipo de ataque que não utilizar a força, é quando um jogador salta para realizar um ataque e, ao invés de realizar um Cortada, da um toque na bola com a ponta dos dedos com objetivo de desviar do Bloqueio adversário.

FUNDAMENTO BLOQUEIO NO VOLEIBOL

Fundamentos do Voleibol: Bloqueio

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Bloqueio

O Bloqueio (ver imagem) é um fundamento de defesa que tem como objetivo bloquear o Ataque e enviar a bola de volta para quadra adversária.

O Bloqueio pode ser individual (realizado por um jogador), duplo (realizado por dois jogadores) ou triplo (realizado por três jogadores).

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL: DEFESA

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Defesa

Voleibol História, Regras e Fundamentos: Defesa

A Defesa é um fundamento que pode ser realizado com qualquer parte do corpo, inclusive os pés. O objetivo da Defesa é impedir o exito do Ataque (cortada ou Largada) da equipe adversária.

A Defesa é um fundamento tão importante no Voleibol que existe jogador especialista em defesa, o Líbero.

  • 60
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 19 =