Pular para o conteúdo

Posições Essenciais do Voleibol

Levantador no Voleibol
COMPARTILHE!

Posições Essenciais do Voleibol

As Posições Essenciais do Voleibol são as posições táticas, ou seja, as funções exercídadas por cada jogador durante um jogo.

Nesse conteúdo vamos explicar a as funções exercídades por cada uma das Posições Essenciais do Voleibol, incluindo o Levantador, o Central, o Ponteiro Passador, o Oposto e o Líbero.

Quais são as Posições Essenciais?

As Posições Essenciais do Voleibol são o Levantador, o Central, o Ponteiro Passador, o Oposto e o Líbero.

O LEVANTADOR

Levantador no Voleibol

O Levantador do Voleibol é o “cérebro” de uma equipe, pois ele é o responsável por armar as jogadas de ataque. Ele é quem vai decidir se a equipe vai realizar uma jogada mais rápida ou mais lenta no ataque.

A principal técnica usada pelo levantador é o “Toque”, mas ele também pode usar a “Manchete” ou outro recurso técnico criativo para realizar um levantamento e preparar um ataque da sua equipe.

Após o saque da equipe adversária o Levantador deve se posicionar na zona de ataque para receber a segunda bola e efetuar o levantamento.

O CENTRAL

Central no Voleibol

O Central é, quase sempre, o jogador mais alto de uma equipe de Voleibol. O Central se posiciona no centro da “Rede” ou zona de ataque (posição 3), é protagonista nos “Bloqueios” e responsável por atacar a bola de 1º tempo ( aquele ataque curto e rápido próximo a rede).

Na Zona de Defesa (posições 5, 6 e 1) o Central quase sempre é substituído pelo Líbero, pois, raramente, um Central tem como características técnicas ser um bom defensor ou passador.

O PONTEIRO PASSADOR

Ponteiro no Voleibol

O Ponteiro Passador é um especialista em ataque, principalmente na posição 4 (entrada de rede) da zona de ataque, e também compõe a linha de “Bloqueio” junto com o Central.

Conheça Nossos Canais

Educação Física Material de Educação Física

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


Na Zona de Defesa o Ponteiro Passador se destaca como um bom passador, podendo ocupar a posição 6 (no centro da zona de defesa) e compor a linha de recepção do saque junto com o Líbero ou outro ponteiro.

Ainda quando posicionado na zona de defesa o Ponteiro Passador pode atuar atacando as bolas de “segundo tempo” saltando atrás da linha de 3 metros.

O OPOSTO

Oposto no Voleibol

O Oposto é o jogador que recebe o maior volume de bolas do Levantador para atacar.

O termo “Oposto” vem justamente do fato dele se posicionar sempre na posição o aposta ao levantador, facilitando assim que ele receba o maior volume de bola para atacar.

Na zona de ataque o Oposto normalmente ocupa a posição 2 (saída de rede) e ajuda a formar o bloqueio junto com o Central.

Na zona de defesa o Oposto normalmente não participa da recepção do saque, ficando escondido atrás do Ponteiro e do Líbero e se movimentando para fazer o ataque atrás da linha dos 3 metros próximo a posição 2.

O LÍBERO

Líbero no Voleibol

O Líbero é um jogador especialista em passe e defesa que atua apenas na Zona de Defesa ou fundo de quadra (posições 1, 6 e 5).

O Líbero normalmente substitui o Central quando este está passando pela zona de defesa.

Existe diversas limitações ao Líbero, como por exemplo, não poder atacar, não poder bloquear, e não fazer um levantamento de “toque” estando na região da “rede”(zona de ataque), caso faça o levantamento de toque na região de ataque, o atacante não poderá atacá-la acima da borda superior da rede..

Mais Conteúdos sobre Voleibol

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online