Plano de Aula Organização de Competição Esportiva

By | 01/11/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Plano de Aula Organização de Competição Esportiva

O Dicas Educação Física elaborou um Plano de Aula Organização de Competição Esportiva para auxiliar o trabalho dos professores de Educação Física que estão planejando trabalhar esse conteúdo. O conteúdo de organização de competição esportiva é mais adequado a ser trabalhado em turmas do ensino médio.

Objetivo Geral desse Plano de Aula

O objetivo do Plano de Aula Organização de Competição Esportivas é que o aluno possa aprender a organizar competições esportivas de qualquer modalidade.

Objetivo específico desse Plano de Aula

Que os alunos organizem um competição esportiva de Futsal para os membros da comunidade escolar.

Plano de Aula e as Dimensões dos Conteúdos

No Plano de Aula Organização de Competição Esportiva os alunos aprenderam conceitos relacionados a organização de eventos esportivos como tipos de competições, critérios para escolha dos tipos de competições e sistemas de disputas. Na dimensão procedimental os alunos realizarão a organização de uma competição esportiva e, na dimensão atitudinal os alunos aprenderão a importância do trabalho em equipe e da cooperação de todas na organização de um evento esportivo.

Plano de Aula Organização de Competição Esportiva

Metodologia do Plano de Aula

Na primeira parte da aula os alunos devem ser apresentados aos conceitos de tipos de competições esportivas: os jogos, os torneios e os campeonatos.


Texto de apoio: Tipos de competições esportiva

Campeonato Esportivo

Na Organização de Competições esportivas, os Campeonatos são competições esportivas de longa duração, ou seja, só escolha essa forma de competição esportiva se você tiver bastante tempo/dias para realização da competição. Nos campeonatos todas as equipes se enfrentam num sistema de rodízio.

Exemplo: Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão).

O Torneio esportivo

Os Torneios são competições esportivas de curta ou curtíssima duração, podem ser realizadas até em um só dia. Os Torneios são disputados em sistemas de eliminatórias simples ou dupla.

Exemplo: Copa do Brasil de Futebol.

Os Jogos esportivo

Os Jogos são competições ou eventos esportivos onde são disputadas várias modalidades desportivas ao mesmo tempo. Os Jogos são também competições esportivas de curta duração, por isso os Jogos são disputados em forma de Torneios de várias modalidade. Nos Jogos pode haver um vencedor geral ou apenas os vencedores por modalidades desportivas.

Exemplo: Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos, Olimpíadas de Inverno, Jogos Estudantis.


Na segunda parte da aula os alunos devem conhecer e entender quais critérios devem ser utilizados para definir que tipo de torneio esportivo é mais adequado ara cada ocasião ou situação.


Texto de apoio: critérios para escolha do tipo de competição

Para organizar uma competição ou evento esportivo você precisa escolher uma forma ou tipo de competição (torneio, campeonato ou jogos) e um sistema de disputa (eliminatórias, rodízio ou misto). Basicamente, se você tem pouco tempo para realizar uma competição esportiva, sua escolha deve ser pela forma de disputa TORNEIO e o sistema de disputa o de ELIMINATÓRIA SIMPLES. Já se você tem bastante tempo disponível, a forma deve ser o CAMPEONATO e o sistema deve ser o de RODÍZIO ou MISTO.

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!


Na terceira parte da aula os alunos devem aprender sobre os sistemas de disputas de competições esportivas.


Texto de apoio: sistemas de disputa de competições esportivas

Rodízio

É usado na realização de campeonatos, todos os participantes jogam contra todos até que se conheça o campeão, ou seja, aquele que ganhou mais ou somou mais pontos. Quando o campeonato é dividido em fases, o sistema de Rodízio pode ser usado apenas dentro dos grupos, utilizando outro sistema de disputa nas outras fases da competição.

Eliminatória simples

Na eliminatória simples cada jogo, cada disputa há um eliminado, prosseguindo na disputa apenas os vencedores até que se conheça o vencedor do torneio.

Eliminatória dupla ou Repescagem

No sistema de eliminatória dupla o competidor ou a equipe é eliminado somente após a segunda derrota. Mesmo após uma derrota o participante ainda poderá ser o vencedor do torneio.

Sistema Misto

Quando se utiliza dois sistema de disputa na realização de uma competição.

Exemplo: Sistema de rodízio na primeira fase e sistema de eliminatória simples a partir da segunda fase. A Copa do Mundo de Futebol da FIFA utiliza exatamente esse sistema.


Na quarta parte do plano de aula organização de competições esportivas os alunos devem aprender a confeccionar tabelas de competições esportivas.

O material de apoio está acessível no link a segui >> organização de tabelas de competições esportivas.

Na quinta parte da aula o professor deve orientar os alunos a se reunirem para definir que tipo de competição eles irão organizar na escola e qualquer será o sistema de disputa. Logo depois, a turma deve ser dividida em grupos que executarão as seguintes tarefas:

  1. Divulgação e inscrição;
  2. Confecção de tabela e regulamento;
  3. Organização da arbitragem do evento;
  4. Premiação dos vencedores do evento.

Avaliação

A avaliação dos alunos no Plano de Aula Organização de Competição Esportiva deve analisar se os alunos cumpriram suas tarefas de acordo com a função de cada grupo. O professor de Educação Física deve acompanhar todo processo e corrigir possíveis equívocos cometidos.

Material de Apoio ⇒ Organização de Evento Esportivo

 

 

  • 19
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − cinco =