Organização de competições esportivas: torneios e campeonatos

By | 15/01/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Organização de Competições esportivas

Quer organizar uma competição ou evento esportiva no seu bairro, na sua escola ou no seu trabalho? Nesse post o Dicas Educação Física vai te explicar e tirar todas as suas dúvidas sobre organização de competições esportivas: torneios, campeonatos, jogos, formação de tabela em sistemas de eliminatórias e formação de tabela em sistema de Rodízio.

1 – Tipos de competições ou eventos esportivos

1.1 – Organização de Campeonato Esportivo

Na Organização de Competições esportivas, os Campeonatos são competições esportivas de longa duração, ou seja, só escolha essa forma de competição esportiva se você tiver bastante tempo/dias para realização da competição. Nos campeonatos todas as equipes se enfrentam num sistema de rodízio.

Exemplo: Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão).

1.2 – Organização de Competições esportivas: O Torneio

Os Torneios são competições esportivas de curta ou curtíssima duração, podem ser realizadas até em um só dia. Os Torneios são disputados em sistemas de eliminatórias simples ou dupla.

Exemplo: Copa do Brasil de Futebol.

1.3 – Organização de Competições esportivas: Os Jogos

Organização de competições esportivas: JogosOs Jogos são competições ou eventos esportivos onde são disputadas várias modalidades desportivas ao mesmo tempo. Os Jogos são também competições esportivas de curta duração, por isso os Jogos são disputados em forma de Torneios de várias modalidade. Nos Jogos pode haver um vencedor geral ou apenas os vencedores por modalidades desportivas.

Exemplo: Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos, Olimpíadas de Inverno, Jogos Estudantis.

Leia tambén ⇒ Eventos Esportivos: Tipos, Tabelas e Organização

2 – Os sistemas de disputa de competições esportivas

2.1 – Rodízio

É usado na realização de campeonatos, todos os participantes jogam contra todos até que se conheça o campeão, ou seja, aquele que ganhou mais ou somou mais pontos. Quando o campeonato é dividido em fases, o sistema de Rodízio pode ser usado apenas dentro dos grupos, utilizando outro sistema de disputa nas outras fases da competição.

2.2 – Eliminatória simples

Na eliminatória simples cada jogo, cada disputa há um eliminado, prosseguindo na disputa apenas os vencedores até que se conheça o vencedor do torneio.

Leia também ⇒ Ética no Esporte: Jogando Limpo

2.3 – Eliminatória dupla ou Repescagem

No sistema de eliminatória dupla o competidor ou a equipe é eliminado somente após a segunda derrota. Mesmo após uma derrota o participante ainda poderá ser o vencedor do torneio.

2.4 – Sistema Misto

Quando se utiliza dois sistema de disputa na realização de uma competição.

Exemplo: Sistema de rodízio na primeira fase e sistema de eliminatória simples a partir da segunda fase. A Copa do Mundo de Futebol da FIFA utiliza exatamente esse sistema.

3 – Critérios para organização de competições esportivas

Para organizar uma competição ou evento esportivo você precisa escolher uma forma ou tipo de competição (torneio, campeonato ou jogos) e um sistema de disputa (eliminatórias, rodízio ou misto). Basicamente, se você tem pouco tempo para realizar uma competição esportiva, sua escolha deve ser pela forma de disputa TORNEIO e o sistema de disputa o de ELIMINATÓRIA SIMPLES. Já se você tem bastante tempo disponível, a forma deve ser o CAMPEONATO e o sistema deve ser o de RODÍZIO ou MISTO.

4 – Organização de tabela de competições esportivas

4.1 – Sistemas de Eliminatória simples

Se o número de participantes do torneio que você vai organizar é igual a uma potência de 2, ou seja, 2, 4, 8, 16, 32, 64, não haverá isentos, todos os participantes vão se enfrentar na primeira rodada.

⇒ Ex. 01: organização de Torneio com 8 participantes

  1. Passo 01: Liste todas as equipes ou competidores um embaixo do outro como na imagem abaixo.
  2. Passo 02: Desenhe as as chaves definindo os confrontos, assim como aparece na imagem abaixo.
  3. Passo 03: A cada partida há um classificado e um eliminado, escreve o nome da equipe ou competidor vencedor do confronto na próxima linha da chave de jogos.
  4. Passo 04: Fazendo isso em todos os jogos de todas as rodadas você chegará naturalmente a o último jogo, ou seja, a grande final do seu torneio.

Organização de competições esportivas: torneio eliminatória simples com 8 equipes ou participantes

Calcule o Número de Jogos: Torneio com 8 participantes

Para organizar uma competição ou evento esportivo, saber o número de jogos é muito importante. Veja como é simples fazer esse cálculo.

Número de jogos = Número de concorrentes – 1

Número de jogos = 8 – 1

Número de jogos = 7 jogos

⇒ Ex. 02: Organização de Torneio com 14 participantes

  • Passo 01: Neste caso temos um torneio com número de participantes diferente de uma potência de 2 (2, 4, 8, 16, 32, 64…), sendo assim precisamos primeiro calcular o número de isentos.

Calcule o Número de Isentos: Torneio com 14 participantes

Para calcular o número de isentos basta pegar o Número de Concorrentes e subtrair da potência de 2 imediatamente superior ao número de concorrente. Veja abaixo:

Número de isento = (potência de 2 superior a 14) – (número de participantes)

Número de isento = 16 – 14

Número de isento = 2 isentos

  • Passo 02: Liste as as equipes ou competidores uma embaixo do outro, porém deixe os isentos listados mais a frente, na segunda rodada. Para facilitar a organização, coloque os isentos no topo e no final da tabela. Na imagem abaixo os isentos serão os participantes 01 e 14.
  • Passo 03: Realize a primeira rodada sem os isentos. Repare que após a primeira roda, teremos 6 classificados que se somaram aos 2 isentos, agora ficou fácil, pois o número de participantes restantes será igual a 8, ou seja, uma potência de 2.
  • Passo 04: Agora com a tabela perfeita, sem isentos, é só seguir anotando os classificados e formando os novos confrontos até chegar a final.
Organização de competições esportivas: torneio eliminatória simples com 14 participantes

Calcule o número de Jogos: Torneio com 14 participantes

Número de jogos = Número concorrentes – 1

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

Número de jogos = 14 – 1

Número de jogos = 13 jogos

4.2 – Eliminatória Dupla ou Repescagem

Organização de competições esportivas: torneio eliminatória dupla com 8 equipesNo Sistema de Eliminatória Dupla ou Repescagem a cada rodada os perdedores formam uma nova chave de jogos (a repescagem), nessa nova chave os que perderem pela segunda vez serão eliminados, os que ganharem irão continuar na disputada enfrentando os perdedores da chave principal.

Importante: A final na Eliminatória Dupla

A final em um torneio no sistema de eliminatória dupla acontece entre o vencedor da Chave Principal e o Vencedor da Chave de Repescagem. Porém, caso o vencedor da chave principal perca a partida final, haverá a Super Final, respeitando assim o sistema de eliminatória dupla.

Número de Jogos na Eliminatória Dupla

Na Eliminatória Dupla o Número de Jogos é calculado de forma diferente da Eliminatória Simples. Veja a fórmula abaixo:

Número de Jogos = (Número de Concorrentes – 1) x 2

O cálculo do Número de Isentos na Eliminatória Dupla é feito da mesma forma que na eliminatória simples, ou seja, (Número de Concorrentes – Potencia de 2 Superior).

Vídeo: Eliminatória Dupla ou Repescagem com 8 equipes

Ficou com dúvidas sobre a organização de torneio no sistema de eliminatória dupla? Separamos um ótimo vídeo do Prof. Giovani Soldera mostrando uma eliminatória dupla com 8 participantes. Confira!

4.3 – Sistema de Rodízio Simples

O sistema de Rodízio é utilizado na organização de campeonatos esportivos de longa duração. O Rodízio pode ser Simples, quando todas as equipes se enfrentam apenas uma vez ou Rodízio Duplo, quando todas as equipes se enfrentam duas vezes, em turno e returno ou primeiro e segundo turno.

Ex. Organização de Campeonato em Rodízio Simples com 08 participantes

Para confeccionar uma tabela com rodízio simples, basta fixar no topo da tabela a primeira equipe ou atleta que aparece na tabela, no exemplo abaixo, a equipe fixada é o “Time A”, após isso basta ir rodando no sentido horários os outros participantes, até que todos joguem contra todos.

Time A x Time B

A X F

A X E

A X D

A X C

Time F X Time C

E X B

D X F

C X E

B X D

Time E X Time D

D X C

C X B

B X F

F X E

  • 234
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 7 =