O Que é Educação Física? Conceito, Formação e Profissão

By | 14/08/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: O que é Educação Física

Afinal, o que é Educação Física? Por detrás do conceito de Educação Física (e de um certo preconceito), há uma profissão, na qual o processo de formação tem bases científicas, pedagógicas e também culturais, que vão orientar um trabalho profissional sério.

Saiba mais sobre o que é Educação e sobre a atuação do professor de educação física no Brasil.

O Profissional de Educação Física

Tecnicamente, existem duas vertentes na área da Educação Física, normalmente observadas no tipo de formação do profissional: licenciatura, voltada ao ensino; e bacharelado, voltada ao treinamento físico.

Licenciatura X Bacharelado

Em resumo, o profissional de Educação Física pode ser um educador, trabalhando em escolas, se optar pela formação em licenciatura, ou seja, maior carga horária pedagógica, ou treinador/personal trainer, se optar pelo Bacharelado em Educação Física, que direciona sua formação ao suporte a pessoas na prática de exercícios físico e treinamento físico, seja voltado para promoção da saúde, seja voltado ao treinamento físico desportivo.

O Licenciado em Educação Física

O professor licenciado em Educação Física tem ampla ciência da estrutura e dos processos de ensino e aprendizagem escolar, tanto quanto qualquer outro professor licenciado em outra área.

O Bacharel em Educação Física

Já o profissional Bacharel em Educação Física tem ampla formação em fisiologia do exercício, biomecânica e treinamento desportivo, estando apto para atuar como personal trainer ou preparador físico desportivo.

Independente da vertente, o profissional da área tem conhecimento suficiente para orientar a prática de exercícios, evitando que as pessoas o executem de forma incorreta, o que pode resultar em lesões ou mau trabalho de condicionamento físico.

Grade curricular do curso de Educação Física

Até cerca de 20 anos atrás, o número de interessados na profissão era muito inferior ao que temos hoje, que também não é alto (média de 2,7 candidatos por vaga na UFG, em todo o seu campus).

O curso de graduação em Educação Física possui uma grade curricular bastante extensa, tanto em licenciatura quanto em bacharelado/graduação plena.

O aluno terá aulas sobre anatomia, aprenderá de maneira mais aprofundada sobre o desenvolvimento motor, biomecânica geral e voltada às atividades esportivas, atividades práticas e pedagógicas em diversas modalidades, incluindo ginástica e dança, entre outros.

Formação Diversifica

A graduação, dependendo a instituição de ensino, tem incluídos também Filosofia, Fisiologia, Língua Portuguesa, Ciências Sociais, Biologia, Citologia, Nutrição Esportiva, Primeiros Socorros e matérias de conteúdo teórico.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Educação Física?

O profissional de Educação Física não está mais restrito a escolas, clubes e academias. Hoje, com uma grade tão ampla e a mudança de comportamento da sociedade, tais profissionais encontram um leque muito grande de atuação.

Fitness

Cada vez mais são os indivíduos que procuram tais profissionais para um atendimento personalizado, como um personal trainer, não só para seu condicionamento, como também para uma melhor orientação física saudável.

O que é Educação Física

Treinamento Desportivo

Na área de desportos, entre diversas modalidades, esses profissionais já atuam há muito tempo, mas houve também um crescimento considerável no setor nesses últimos anos, inclusive, na diversificação das lutas e artes marciais.

Ginástica e Lazer

Nas áreas de lazer, atividades acrobáticas, rítmicas e danças há também a presença do profissional de Educação Física, capaz de orientar os praticantes de forma que não prejudiquem seu condicionamento físico.

Saúde

Se o profissional direcionou seus estudos para o setor da Saúde, pode encontrar seu nicho em hospitais ou clínicas, auxiliando na reabilitação, relaxamento corporal e exercícios compensatórios com os pacientes.

Crianças, Adolescentes e Idosos

O profissional de Educação Física é preparado para orientar atividades físicas para crianças e adolescentes, por possuir toda a formação técnica e psicopedagógicas no trato com essa faixa etária. O mesmo pode-se dizer em relação a idosos.

Profissional Autônomo

O profissional de Educação Física pode ter seu próprio negócio, com o objetivo de atender a pessoas e empresas que precisem de orientações no condicionamento físico próprio e de funcionários. O campo é vasto e está pronto para ser explorado.

Leia também ⇒ Educação Física no Brasil

A regulamentação da profissão

Desde 1º de setembro de 1998, o profissional de Educação Física conta com o suporte de um conselho para a profissão, ou seja, a profissão Educação Física é devidamente regulamenta.

Atualmente, existem o CONFEF, que é o Conselho Federal de Educação Física, e os CREFs, que são os conselhos regionais. São eles os detentores do Código de Ética e têm como objetivo primário discutir os rumos da disciplina e da profissão.

Todo profissional formando em Educação Física deve ter seu registro no sistema CONFEF/CREF para poder exercer a profissão.

  • 30
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 11 =