Mudanças nas Regras do Futsal: Novas Regras 2018 _ :) _

By | 16/02/2018

Introdução: Mudanças nas Regras do Futsal FIFA 2018

Em Assembleia realizada durante a UEFA Euro Futsal a FIFA aprovou algumas indicações de mudanças nas Regras do Futsal para 2018. As mudanças aprovadas dizem respeito a cobrança de tiro lateral, a reposição de bola por parte dos goleiros, ao uso do goleiro-linha e as cobranças de pênaltis. A Assembleia contou com representante da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), que foi contra apenas a mudança nas cobranças de tiro lateral.

Mudança na Cobrança de Tiro Lateral

Assim que a FIFA homologar as novas regras o tiro lateral poderá ser cobrando com o pé, como acontece atualmente, ou com as mãos, como acontece no Futebol de campo. Para quem é do meio do Futsal há muito tempo, vai lembrar que, antes da FIFA assumir o Futsal em 1989, o esporte chamava-se Futebol de Salão e o tiro lateral era cobrado com as mãos. Estaria a FIFA resgatando as regras originais do esporte?

Mudança na Reposição de Bola por parte do Goleiro

Quando forem oficializadas as novas regras do Futsal, o goleiro não poderá mais lançar a bola diretamente para a quadra de antes, para chegar a quadra de ataque, a bola terá que tocar antes na quadra de defesa. Os mais antigos também já devem ter percebido, essa regra também era usada no antigo Futebol de Salão, antes da era FIFA. Mais um “Déjà vu” das “novas” regras do Futsal.

Mudança no uso do Goleiro-Linha

Sim, a FIFA decidiu limitar o uso do Goleiro-Linha. Caso essa nova regra seja oficializada, uma equipe de Futsal só poderá utilizar o goleiro-linha caso esteja em desvantagem no placar. É fato que, na maioria esmagadora das vezes, o goleiro-linha só é utilizado quando uma equipe está perdendo o jogo e quer adotar uma estratégia mais ousada para reverter o resultado. Mas para que impedir que uma equipe adote uma estratégia ousada em busca de um placar mais elástico? Na minha opinião, essa mudança não colabora com a evolução do esporte.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Mudança nas Disputas por Pênaltis

Caso seja oficializada pela FIFA, as disputas por cobranças de Pênaltis no Futsal deixariam de ter 3 cobranças para cada equipe, passando a 5 cobranças para cada equipe, assim como acontece no Futebol de campo. Entendo que essa mudança é irrelevante e/ou desproporcional, visto que ela obrigaria todos os jogadores de uma equipe a participarem das cobranças na disputa por pênaltis, inclusive o goleiro

Quando as mudanças entram em vigor?

Segundo matéria publicada no GloboEsporte.com a FIFA se pronunciou dizendo que as mudanças sugeridas nas regras ainda estão em processo de consultação as entidades do Futsal. Além disso, as mudanças ainda precisam ser aprovadas por órgãos responsáveis, como o “FIFA Council” e há uma reunião prevista para junho de 2018, ou seja, até lá, as regras continuam como são hoje.

O que achou das mudanças?

Na nossa opinião, as mudanças no tiro lateral e na reposição de bola por parte do goleiro trazem o charme do velho e bom Futebol de Salão de volta. No que que diz respeito a mudança nas disputas por pênaltis, nos parece irrelevante para o esporte, já a limitação do uso do Goleiro-linha nos parece um retrocesso. O que você achou das possíveis mudanças nas regras do Futsal? Deixe sua opinião nos comentário abaixo.

  • 81
    Shares

4 thoughts on “Mudanças nas Regras do Futsal: Novas Regras 2018 _ :) _

  1. Bianca dos Santos de Souza

    Gostaria de saber se as novas regras já estão em vigor ou só para 2019? Vou prestar concurso público, agora em novembro, por isso preciso saber direitinho.

    Reply
    1. DEF Post author

      Olá, Bianca!
      Não, as novas regras ainda não estão em vigor.
      Atenciosamente,
      Prof. Marcio Costa.

      Reply
  2. Giovanni Passos

    Lateral: O futsal é charmoso porque a bola rola bonita e rápida no chão, não é interessante que ela esteja no ar, exatamente por isso a bola é pesada. Então por que lateral com a mão? Discordo.
    Reposição do goleiro: Super aprovo, se for para os goleiros ficarem jogando a bola um para a meta do outro, pra que servem as estratégias de movimentação para chegar à meta adversária? O futsal se tornaria quase um “ping pong” com todo respeito as praticantes.
    Goleiro linha: É perfeita a técnica do goleiro linha, mas para buscar o placar, o que deixa o futsal tão emocionante e imprevisível quanto o basquete. O problema é que algumas equipes estão conseguindo segurar o jogo com essa técnica tirando a característica maior dessa modalidade, o dinamismo do futsal, o tornando apático. Existe coisa pior do que a “cera” do futebol de campo? Alguém já dormiu assistindo futsal? Não né?
    Pênaltis: Vamos a uma aula de proporção…..
    10 jogadores batem 5 pênaltis
    05 jogadores batem 2,5 pênaltis, mas como não existe meio pênalti bata-se 3 então. Simples assim!
    Prof Giovanni Ferreira dos Passos, Belém-PA. Um apaixonado pelo futsal e por seu dinamismo e objetividade.

    Reply
    1. DEF Post author

      Ótimas colocações professor Giovanni! E um grande abraço para todos do Pará.
      Prof. Marcio Cosra – Dicas Educação Física.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezenove =