Futebol de Salão: História e Regras Atuais _ :) _

By | 01/02/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Futebol de Salão – História e Regras

O Futebol de Salão é o esporte que deu origem ao que conhecemos hoje como Futsal. Do campo para quadra, a mudança de nome para Futsal, as mudanças nas regras, enfim, é um rica história que contaremos com detalhes a seguir.


A História do Futebol de Salão


Versão brasileira da origem do Futebol de Quadra

A história do Futebol de Salão tem duas versões divergentes sobre a sua origem. Uma das versões é que o Futebol de Salão começou a ser praticado na cidade de São Paulo/Brasil, na associação cristã de moços (ACM), na década de 1940, pois já havia uma dificuldade em encontrar campos de Futebol livres para a prática do esporte. A solução foi usar as quadras de Basquetebol e Hóquei para jogar Futebol.

A Versão uruguaia da origem do Futebol de quadra

A outra versão bastante reconhecida é que ele começou a ser praticado na década de 1930 em Montevidel/Uruguai, também na Associação Cristã de Moços, seu inventor foi o professor Juan Carlos Ceriani, que chamava o novo esporte de “Indoor-Foot-Ball”.

Futsal: História, Regras e Fundamentos

Algumas Curiosidades

A bola foi umas das primeiras adaptações que o Futebol de Quadra precisou fazer. A bola usada no campo era grande e quicava muito, para usar na quadra precisava de uma bola menor e mais pesada, com isso o Futebol de Salão chegou a ser conhecido como o “esporte da bola pesada”.

Outra adaptação que precisou ser feita foi em relação ao número de jogadores de cada equipe no Futebol de Salão, já os 11 jogadores do Futebol de campo não se encaixavam na quadra. Foram tentadas várias formações, até chegarem ao número de 5 jogadores por equipe.

A história do Futebol de Quadra no Brasil

Em São Paulo/Brasil na década de 1950 o professor Habib Maphus foi responsável pela elaboração de normas para prática do Futebol jogado em quadra, além disso fundou a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços.

História do Futsal no Brasil

Ainda na década de 1950 foi fundada a Liga Metropolitana de Futebol de Salão, atualmente Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil. Nesse mesmo período foram criadas a federação mineira e a paulista de Futebol de Salão, a partir daí foram fundadas várias federações estaduais pelo Brasil.

Em 1957 a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) criou o Conselho Técnicos de Assessores de Futebol de Salão, para conciliar divergências de regras e discutir o futuro do esporte no Brasil.

Também em 1957 houve a primeira tentativa de criação da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, que não foi autorizada pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). Só em 15 de junho 1979 foi realizada a assembleia oficializou e que fundou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, CBFS. Momento marcante na história do Futsal brasileiro.

As entidades internacionais

Em setembro de 1969 em Assunção no Paraguai foi fundada a Confederação Sulamericana de Futebol de Salão, com a presença de representantes do esporte no Brasil.

Em julho de 1971 em São Paulo/Brasil, com representantes de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Portugal foi fundada a FIFUSA – Federação Internacional de Futebol de Salão.

Entidades Internacionais do Futsal

PRIMEIRAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

Em 1980 foi realizado o primeiro Pan-americano de no México, com a participação de Brasil, México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos. O Brasil foi o vencedor desta competição.

Em 1982 a FIFUSA realizou o primeiro Campeonato Mundial em São Paulo/Brasil. O Brasil foi o primeiro campeão mundial de Futebol de Salão, o torneio teve a participação de Brasil, Paraguai, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Colômbia, Uruguai, México, Itália, Holanda e Japão.

Em 1985 foi realizado o segundo mundial na Espanha, novamente vencido pelo Brasil. Já em 1988 o terceiro mundial foi realizado em Austrália e vencido pelo Paraguai.

A Mudança de nome para Futsal

Em 1989 a FIFA – Federação Internacional de Futebol – resolveu entrar de vez na disputa pelo controle do Futebol de Salão, criando novas regras e mudando o nome para FUTSAL. No mesmo ano realizou na Holanda a primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA. A equipe brasileira do Bradesco foi autorizada pela CBFS a participar da competição e se tornou a campeã da primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

Leia também >> Todas as Copas do Mundo de Futebol

A Importância do Brasil no Esporte

Um momento importante na história desse esporte foi quando o Brasil, maior potência do Futebol de Salão mundial, oficializou a sua desfiliação da FIFUSA, aderindo a FIFA e ao FUTSAL. Sem dúvida um dos momentos mais importante do histórico do Futsal no mundo.

Campeões mundiais de Futebol de Salão FIFUSA

  • 1882 – Brasil
  • 1885 – Brasil
  • 1988 – Paraguai

Futsal: História, Regras e fundamentos - final do mundial de Futebol de Salão FIFUSA 1985

Copas do Mundo de Futsal

A partir de 1992 as Copas do Mundo de FUTSAL organizadas pela FIFA passaram a ser realizadas de 4 em 4 anos.

Os campeões da Copa do Mundo de Futsal da FIFA são:

  • 1989 – Brasil

  • 1992 – Brasil

    ⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

  • 1996 – Brasil

  • 2000 – Espanha

  • 2004 – Espanha

  • 2008 – Brasil

  • 2012 – Brasil

  • 2016 – Argentina


As Regras do Futebol de Salão Atuais


Qual tamanho da quadra?

A quadra é um retângulo e suas medidas são:

  • Competições internacionais FIFA: 38 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura.

  • Competições nacionais (Brasil) adulto e sub-20: mínimo 38 metros de comprimento e mínimo de 18 metros de largura.

  • Competições nacionais femininas adulto, sul-20, sub-17 e sub-15 e competições nacionais mas masculina sub-17 e sub-15 o comprimento mínimo é de 36 metros e a largura mínima é de 18 metros

Medidas da Quadra de Futsal

Qual tamanho das Traves?

O tamanho dos Gol ou Traves do Futebol de Quadra é de 3 metros de largura entre os postes, e a altura do travessão é de 2 metros em relação ao solo.

Traves ou metas de Futsal - Regras básicas do Futsal

A Zona de Substituição dos Jogadores

As substituições são ilimitadas durante o jogo de Futebol na quadra. Porém há uma zona onde, obrigatoriamente, serão feitas as substituição, que fica em frente a cada banco de reservas/área técnica com 5 metros de largura.

Zona de substituição na quadra de Futsal

Quantidades de Jogadores por Equipe

Diferente do campo, uma equipe no Futebol de Quadra é formada por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. Em competições oficiais o número máximo de reservas é de 9 atletas. As substituições são ilimitadas. As substituições podem ser feitas com o bola em jogo ou fora de jogo, desde que na ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.

O Tempo de Duração de uma Partida

Uma partida é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos.

Regras Relacionadas ao Goleiro

Não é permitido ao goleiro ficar com a bola por mais de 4 segundos, com os pés ou com as mãos, em sua quadra de defesa. Na quadra de ataque o goleiro pode tocar na bola livremente e por quanto tempo quiser como um jogador de linha.

É permitido apenas um recuo de bola para o goleiro, e ele não pode receber a bola recuada usando as mãos. Após um recuo, ele só poderá receber a bola em sua quadra de defesa se ela tocar em um adversário.

O Goleiro pode fazer gol no Futsal?

A Expulsão de um Jogador

  1. a equipe que tiver um jogador expulso, ficará com um jogador a menos por 2 minutos ou até sofrer um gol.
  2. Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos e estiverem com o mesmo número de jogadores em quadra, a recomposição das equipe só será feita após os 2 minutos.
  3. Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos, porém uma das equipes estiver em inferioridade numérica por ter tido mais jogadores expulsos, a equipe em inferioridade numérica pode ter a reposição de um jogador após sofrer um gol. Ex.: A equipe A teve dois jogadores expulso, a equipe B teve 1 jogador expulso, caso a equipe A, que está em inferioridade numérica, sofra um gol antes de passado 2 minutos após a expulsão, a equipe A poderá ter a reposição de um jogador.

O Tiro Lateral

O tiro lateral é cobrado com os pés, a bola deve ser colocada sobre a linha ou até 25 centímetros fora da quadra, o jogador que cobrar o tiro lateral não pode estar com os pés dentro da quadra. A cobrança deve ser feita em 4 segundos. Não é permitido gol direto de tiro lateral.

Regras do Futsal: Tiro Lateral

O Tiro de Meta

O tiro de meta deve ser cobrado exclusivamente pelo goleiro, usando as mãos, dentro de usa área de gol e em até 4 segundos.

Regras do Futsal: Arremesso de meta

Escanteio ou Tiro de Canto

O tiro de canto/escanteio é cobrado com a bola no quarto de círculo, com os pés em até 4 segundos.

  • 45
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 6 =