Pular para o conteúdo

Mudanças nas Regras do Futebol 2022 e 2023

Mudanças nas Regras do Futebol 2022 e 2023
COMPARTILHE!

Mudanças nas Regras do Futebol 2022 e 2023

Conheças as mudanças nas Regras do Futebol 2023 e 2022 aprovadas pela FIFA.

Alteração no Número de Substituições no Futebol

Veja a alteração na regra 3 do Futebol que diz respeito ao número de substituições.

O número máximo de substituições em competições oficiais é 05 (cinco) e deve ser estabelecido pela FIFA, confederações e associações nacionais.

No caso de competições masculinas e femininas em que participem os primeiros times dos clubes da categoria mais alta ou seleções nacionais absolutas, e em que o regulamento da competição deve permitir o máximo de 05 (cinco) substituições por equipe, cada equipe:

  • Terá, no máximo, 03 (três) oportunidades para realizar as substituições
  • Além dessas 03 (três) oportunidades, as equipes poderão fazer substituições durantes os intervalos.

Se as equipes fazerem uma substituição ao mesmo tempo, terão uma oportunidade de substituição será deduzida de cada uma delas.

Quando uma das equipes solicitar ou fazer várias substituições ao mesmo tempo em que o jogo é interrompido, estas contarão como apenas uma oportunidade de substituição utilizada das três permitidas durante o jogo.

Substituições durante uma Prorrogação no Futebol

  • Quando as equipes não usaram o número máximo de substitutos ou não esgotaram o número máximo de oportunidades de substituição, poderão usar durante a prorrogação os substitutos ou das oportunidades remanescentes.
  • Quando o Regulamento da Competição autorizar a realização durante a prorrogação de mais um substituto (uma substituição extra), as duas equipes terão a oportunidade de uma substituição adicional.
  • As substituições também podem ser feitas tanto no período entre entre o final do tempo regulamentar e o início da prorrogação, como no intervalo de mudança de campo na conclusão da primeira parte da prorrogação. Além disso, essas substituições não contarão como oportunidades de substituições quando feitas nesses momentos.

Número máximo de Suplentes

O número máximo de suplentes que podem se inscrever para um jogo de Futebol oficial, passa a ser de três a um máximo doze quinze por equipe e estipulado pelo regulamento da competição.

O regulamento das competições também devem estipular se haverá uma substituição adicional no caso de prorrogação.

Alteração no Sorteio para o Tiro de Saída

Esse alteração diz respeito a regra 8 do Futebol.

Sobre o procedimento para início do jogo:

O árbitro jogará uma moeda no ar para sortear o campo e a equipe vencedora escolherá o lado do campo que quer atacar ou se vai realizar o tiro de saída.

O sorteio do campo e do pontapé inicial jogando uma moeda ao ar é de responsabilidade do árbitro.

Alteração na Regra de Disputa de Pênaltis

Essa alteração diz respeito a regra 10, que trata da decisão por tiros livres da marca de pênalti.

Conheça Nossos Materiais

Educação Física Material de Educação Física

A nova regra diz que, além dos jogadores e substitutos, também os membros da comissão técnica podem ser advertidos e expulsos durante a disputa de pênaltis.

Impedir um Gol ou Oportunidade Clara de Gol com a Mão

Essa alteração esclarece sobre falta de mão na bola que impede um gol ou uma oportunidade clara de gol.

Quando um jogador evita um gol ou uma oportunidade clara de gol para a equipe adversária, cometendo uma infração com a mão, deve ser expulso, independentemente de onde ocorra (a menos que seja o goleiro em sua própria área).

A FIFA explica a referência às infrações de mão na bola na seção da Regra 12 dedicada às oportunidades de gol evitadas poderiam ser interpretadas erroneamente, como que se fosse possível expulsar o goleiro por segurar a bola em sua própria área. Portanto, este esclarecimento foi adicionado na seção “Infrações puníveis com expulsão” da Regra 12.

Falta em um Agente Externo

Se um jogador cometer uma falta em um agente externo – seja dentro ou fora do campo de jogo –, e o árbitro interrompeu o jogo, a partida será reiniciada com uma bola ao solo, a menos que o jogador tenha deixado o campo de jogo sem a permissão do árbitro, caso em que será concedido um tiro livre indireto, que será executada a partir do ponto da linha de demarcação por onde o jogador saiu de campo.

A FIFA esclarece que a regra é clara ao não contemplar um tiro livre no caso de cometer uma infração contra agente externo. No entanto, se o jogador deixar o campo de jogo sem a devida autorização do árbitro e imediatamente cometer uma falta a um agente externo com a bola em jogo, será concedido um tiro livre indireto por ter saído do campo de jogo sem autorização do árbitro.

Este tiro livre indireto será cobrado a partir do ponto da linha de demarcação onde o jogador saiu de campo.

Posição do Goleiro no Pênalti

Alteração na regra 14 do Futebol no que diz respeito a posição do goleiro no momento da cobrança de pênalti.

No momento do chute, o goleiro deve ter pelo menos parte de um pé em contato direto com a linha de meta, sobre esta ou por trás dela.

A FIFA esclarece que, anteriormente, o goleiro tinha que ter pelo menos parte de um pé tocando ou pisando na linha do gol(meta) no momento da execução de uma penalidade máxima (seja durante o jogo ou dentro na disputa de pênaltis). Portanto, caso o goleiro tivesse um pé na frente da linha de gol e o outro atrás se considerava uma infração técnica, mesmo que não tenha sido alcançada dessa maneira qualquer vantagem ilegítima.

O texto foi reformulado para evitar penalizar essa posição.

Para explicar essa modificação, destaca-se que o espírito da regra incentiva o goleiro a posicionar os dois pés em contato direto com a linha gol ou diretamente acima dela até que a penalidade máxima seja executada.

Em outras palavras, o goleiro não pode estar na frente ou atrás da linha de gol (meta).

Mais Conteúdo sobre Futebol

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *