História e Fundamentos do Handebol

By | 07/09/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: História e Fundamentos do Handebol

Nesse post o Dicas Educação Física apresenta a História e Fundamentos do Handebol, mostraremos detalhes sobre a história do Handebol e seus fundamentos técnicos.

 


A História do Handebol


A Origem do Handebol: Onde e como surgiu o Handebol?

Handebol como conhecemos hoje surgiu por volta de 1890 na Alemanha com o nome de Raftball. Em 1912 o alemão Hirschmann, que era secretário da Federação Internacional de Futebol, foi o responsável por levar o Handebol para o campo, surgindo assim o Handebol de campo.

Durante a primeira Grande Guerra Mundial (1915 a 1918) o professor de ginástica Berlinense Max Heiser foi responsável pela criação do “Torball” para as trabalhadores da Fábrica Siemens, que era jogado em um campo com as medidas do futebol.

História e Fundamentos do Handebol

História e Fundamentos do Handebol: a origem do Handebol

Quem criou o Handebol?

O professor alemão Karl Schelenz é considerado o criador do Handebol, pois em 1919 ele reformulou as regras do “Torball” e alterou seu nome para “Handball”, mas ainda sendo jogado no campo para 11 jogadores.

O Desenvolvimento do Handebol

Schelenz também introduziu o Handebol na Áustria e Suíça, além da Alemanha. Em 1925 foi realizada a primeira partida internacional de Handebol, entre Alemanha e Áustria, os austríacos venceram por 6 a 3.

A Criação da FIHA

Em 4 de agosto de 1928, com 11 países participantes foi fundada a FIHA (Federação Internacional de Handebol Association), o americano Avery Brudage foi escolhido presidente da FIHA.

O Handebol nos Jogos Olímpicos

Em 1394 o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu o Handebol (ainda como Handebol de Campo) como uma das modalidades esportivas a serem disputadas nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. A primeira competição olímpica de Handebol teve a Alemanha vencendo a Áustria na grande final por 10 a 6. A final foi assistida por mais de 100 mil pessoas no Estádio Olímpico de Berlim.

História e Fundamentos do Handebol: Handebol nas Olimpíadas

História e Fundamentos do Handebol: O handebol nas Olimpíadas

O primeiro campeonato Mundial de Handebol

Em 1938 na Alemanha foi realizado o primeiro campeonato mundial de Handebol, com 8 equipes participantes no Handebol de campo e 4 equipes participantes no Handebol de quadra.

A Criação da IHF

Após o fim da segunda guerra mundial, dirigentes do Handebol de vários países se reuniram em Copenhague da atual Federação Internacional de Handebol (International Handball Association – IHA), com sede na Suécia e o presidente eleito foi o sueco Costa Bjork. Desde 1950 a sede da IHA passou a ser na Basiléia, Suíça.

A volta dos Campeonatos Mundiais de Handebol

1948 os campeonatos mundiais voltaram a ser realizados, porém sem a participação dos alemãs que ficaram excluídos por um tempo após a segunda guerra. Em 1948 foi realizado o mundial de Handebol de campo masculino e em 1949 o mundial de Handebol de campo feminino. O Handebol de quadra teve seu mundial realizado em 1954, já com com a volta dos alemãs as competições.

Atualmente os campeonatos mundiais de Handebol da IHA são realizados de de 2 em 2 anos .

 


Os Fundamentos do Handebol


Os Fundamentos do Handebol

Agora vamos falar dos Fundamentos do Handebol: execução dos fundamentos técnicos do Handebol, características e tipos de empunhadurapassedriblearremesso e finta na Handebol.

O que é e quais são os Fundamentos do Handebol?

Os Fundamentos do Handebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar Handebol. Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.

Fundamento Empunhadura no Handebol

Empunhadura é um dos fundamentos mais básicos do Handebol, trata-se do ato de segurar a bola de Handebol com uma das mãos. A Empunhadura correta no Handebol é feita segurando a bola na palma da mão e apertando (fazendo pressão) com as pontas dos dedos.

Dica de execução: A pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para a realização de uma boa empunhadura.

História e Fundamentos do Handebol: Empunhadura

História e Fundamentos do Handebol: a Empunhadura

Fundamento Recepção no Handebol

Recepção é um dos mais simples fundamentos do Handebol, trata-se do ato de receber (recepcionar) a bola. A Recepção no Handebol deve ser feita sempre com as duas mãosparalelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha) e voltadas para frente.

Observação: A Recepção no Handebol também pode ser feita com uma só mão.

Fundamento Passe no Handebol

Passe é um dos principais Fundamentos do Handebol, o passe é o ato de lançar a bola entre os jogadores de uma mesma equipe.

História e Fundamentos do Handebol: Passe

História e Fundamentos do Handebol: o Passe

Quais são os Tipos de Passe no Handebol?

  • Passe acima do ombro: conhecido como Passe de Ombro, é o passe mais utilizado num jogo de Handebol, pode ser feito em trajetória reta ou parabólica.

  • Passe em pronação: O Passe em Pronação no Handebol feito segurando a bola com a palma da mão apontada para baixo e realizando um giro do punho para fora. Pode ser feito com direção lateral ou para trás.

  • Passe por de trás da cabeça: O passe por trás da cabeça no Handebol é executado exatamente como diz o nome, lançando a bola “por trás da cabeça”, pode ser feito em direção lateral ou diagonal.

  • Passe por de trás do corpo: O passe por trás do corpo é feito lançando a bola por trás do corpo, pode ser feito em direção lateral ou diagonal.

  • Passe para trás: É o passe feito na altura da cabeça com extensão do punho jogando a bola para trás.

    ⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

  • Passe quicado: É quando a bola toca o solo da quadra uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro de equipe. Esse tipo de passe é utilizado para desviar a bola de um marcado adversário.

Fundamento Arremesso no handebol

Arremesso é também um dos principais Fundamentos Técnicos do Handebol, é através do arremesso que se marca os gols em um jogo de Handebol. O Arremesso é o ato de lançar a bola em direção ao gol (meta) da equipe adversária.

História e Fundamentos do Handebol: Os Fundamentos Técnicos do Handebol

História e Fundamentos do Handebol: o arremesso

Quais são os Tipos de Arremessos no Handebol?

  • Arremesso com apoio – É o tipo de arremesso no Handebol onde um ou os dois pés estão em contato com o solo no momento da execução do arremesso.

  • Arremesso em suspensão – Nesse tipo de Arremesso o jogador de Handebol realiza um salto e fica com o corpo completamento suspenso no ar no momento da execução do arremesso.

  • Arremesso com queda – É o tipo de Arremesso no Handebol onde o jogador projeta uma queda após o arremesso. Ao forçar uma queda o jogador de Handebol projeta o corpo e consegue colocar mais potência no arremesso. É um tipo de arremesso muito utilizado entre os pivôs no Handebol.

  • Arremesso com rolamento – É o tipo de Arremesso onde após o jogador lançar a bola, ele realizado um rolamento, normalmente um rolamento de ombro. É um tipo de arremesso comumente utilizado pelos “Pontas” no Handebol.

Fundamento Drible no Handebol

Drible é um fundamento básico do Handebol, trata-se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola.

História e Fundamentos do Handebol: Drible

A História e Fundamentos do Handebol: o Drible

Quais são os tipos de Drible no Handebol?

O Drible Alto: É muito usado para deslocamento em velocidade do jogador de Handebol. O Drible alto é bastante utilizado em contra-ataques.

O Drible Baixo: O Drible baixo é basicamente usado para proteger a bola diante de um marcador adversário.

Os objetivos do Drible no Handebol são:

  • fintar a defesa

  • sair da marcação

  • conquistar uma posição de arremesso mais favorável

Fundamento Finta no Handebol

Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

A História do Handebol e seus Fundamentos: a Finta no Handebol

A História do Handebol e seus Fundamentos: a Finta

São Características Técnicas da Finta no Handebol

  • Deslocamento (mudar de um ponto para o outro da quadra)

  • Mudança de direção (se deslocar em direções diferentes)

  • Troca de Ritmo (do lento para o rápido e do rápido para o lento)

Quais são os Objetivos do Finta no Handebol?

  • Passar pela marcação de um adversário

  • Desequilibrar um adversário direto

  • Desviar a atenção do adversário

  • Ganhar superioridade numérica em relação a equipe adversária

São características para uma boa Finta:

  • Ter uma boa velocidade de reação

  • Ter uma bola velocidade de deslocamento

  • Ter um bom equilíbrio

  • Ser ágil nas mudanças de direção

Livro Fundamentos do Handebol

Quais são os Tipos de Finta no Handebol?

  • Finta de Arremesso
  • Finta de Passe
  • Finta com deslocamento para direita
  • Finta com deslocamento para esquerda

  • 33
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 5 =