Fair Play no Esporte: Esporte com √Čtica _ :) _

By | junho 24, 2018

Fair Play: quando o esporte é mais que vencer

Voc√™ se preparou meses para uma maratona, mas durante o evento v√™ seu advers√°rio trope√ßar e cair. Ent√£o voc√™ para a sua corrida para ajud√°-lo a levantar, mesmo que isso lhe custe algumas coloca√ß√Ķes na competi√ß√£o. O nome disso? Fair Play no Esporte. Muito al√©m de seguir apenas as regras estabelecidas, o “jogo justo” √© a conduta desportiva que preza a √©tica na rela√ß√£o entre os atletas e o esporte. Conhe√ßa mais sobre essa filosofia em nosso artigo.

O que é Fair Play?

Fair Play, em tradu√ß√£o para o portugu√™s, significa jogo justo. Essa palavra tamb√©m √© utilizada em outras √°reas para indicar uma conduta √©tica nas rela√ß√Ķes. Mas a ideia de jogo limpo carrega um conceito filos√≥fico muito mais profundo para o meio desportivo.

Trata-se de jogar limpo, de manter o esp√≠rito esportivo, e de ter um comportamento √©tico nas quest√Ķes relacionadas a qualquer modalidade de esporte. O termo nasceu em 1896, em Atenas, com os primeiros Jogos Ol√≠mpicos da Era Moderna.

O bar√£o Pierre de Coubertin, organizador do evento √† √©poca, teria utilizado essa express√£o para associar o ideal ol√≠mpico aos valores da honra, honestidade, lealdade e respeito entre os atletas e por si pr√≥prio. Uma ideia derivada do conceito de ‚Äúcavalheirismo‚ÄĚ adaptado aos esportes.

O objetivo era estimular que os praticantes jogassem sem violência, de maneira justa, sem prejudicar intencionalmente seus adversários e, não menos importante, dentro das regras da competição desportiva.

√Čtica ou Fair Play no Esporte

O Fair Play no Esporte

No esporte, o fair play é uma premissa que desde cedo, já nas aulas de Educação Física, é ensinada. Crianças aprendem que interagir com seu time é também interagir com a equipe adversária. Que o importante não é só competir, mas competir de forma justa. E que de nada vale ganhar um jogo se você trapaceou as regras para conseguir a vitória.

√Č o ensinamento que muitas destas crian√ßas levam para a vida quando se transformam em adultos e jogadores ou atletas profissionais.

No meio esportivo, o jogar limpo ou com ética preza a igualdade de competição com seu adversário. E essa igualdade está em adotar uma filosofia ética na conduta desportiva que muitas vezes não está descrita nas regras.

Leia também ⇒ Como Organizar um Evento Esportivo

Conduta √Čtica exalta o Esp√≠rito Esportivo

De fato, ter fair play também diz muito sobre a ética individual de cada um. Mas seja no esporte ou na vida, o jogo limpo pode ser ensinado e também aprendido.

Ele está no aperto de mãos ao iniciar o jogo e no abraço ao fim da partida. Está em evitar desentendimentos durante a competição e respeitar seu adversário, inclusive quando ele foi melhor que você naquele dia. Está, enfim, em apontar o certo, mesmo que o errado seja vantajoso.

Um grande exemplo de fair play no esporte aconteceu em uma maratona na Espanha, em 2012. No final da prova de Cross Country, o atleta queniano Abel Mutai, que liderava a competição, acabou se confundindo com a linha de chegada e diminuiu o ritmo antes de cruzá-la.

Quem estava a alguns metros atr√°s, em segundo lugar, era o espanhol Ivan Fern√°ndez Anaya. Percebendo o erro do advers√°rio, F√©rnandez avisou o queniano aonde era a chegada e o conduziu √† vit√≥ria. Quando perguntado pela Imprensa por que n√£o se aproveitou para vencer a corrida, o espanhol respondeu: ‚ÄúQual seria meu m√©rito?‚ÄĚ.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

⇒ Apostila Educação Física Concursos
‚áí Cursos Online na √Ārea de Educa√ß√£o F√≠sica

Fair Play no Futebol

O futebol √© um esporte que proporciona diversas situa√ß√Ķes para o fair play, assim como para o jogo sujo ou anti fair play. Se voc√™ acompanha alguns jogos, j√° deve ter visto algum lance em que um jogador fingiu estar machucado para ganhar tempo ou simulou uma falta para obter vantagem na partida.

Mas sendo um esporte t√£o popular, muitos jogadores de futebol j√° demonstraram que a atitude √©tica em campo √© importante e deve ser preservada. Em algumas situa√ß√Ķes, at√© mesmo deixar o advers√°rio marcar um gol √© o certo a ser feito. Eles recebem aplausos e, a sociedade, exemplos a se inspirar.

Em um jogo da semifinal do Campeonato Paulista em 2017, o zagueiro s√£o-paulino Rodrigo Caio avisou que havia sido ele o respons√°vel por atingir o goleiro Renan Ribeiro em um lance durante a partida.

Pela vis√£o do √°rbitro, o punido com cart√£o amarelo seria J√ī, atacante do Corinthians, que ficaria suspenso no jogo seguinte. Mesmo assim, houve quem criticasse o esp√≠rito esportivo de Caio.

Veja esse e outros exemplos de fair play no futebol:

Fair Play Financeiro

O Fair Play Financeiro √© uma pr√°tica institu√≠da desde 2010 pela UEFA (Uni√£o das Associa√ß√Ķes de Futebol da Europa) para manter a “sa√ļde” dos gastos financeiros dos clubes europeus. S√£o medidas que estipulam limites e visam controlar as despesas dos clubes de futebol em algumas de suas transa√ß√Ķes, como a contrata√ß√£o de novos jogadores.

O objetivo √© evitar criar d√≠vidas com jogadores ou outros clubes que estejam acima da capacidade de pagamento da organiza√ß√£o do time. Assim, a UEFA determina um teto de gastos baseado na receita do clube, e tamb√©m aplica san√ß√Ķes √†queles que n√£o cumprirem essas regras.

A √Čtica Financeira no Futebol tamb√©m tem a pretens√£o de analisar a origem do dinheiro em muitas contrata√ß√Ķes bilion√°rias que vemos no mundo do futebol. Se um clube deseja comprar o passe de um grande jogador, como por exemplo, Neymar, precisa estar de acordo com o regulamento do Fair Play Financeiro.

Esporte com √Čtica

De acordo com os fil√≥sofos, a √Čtica √© o caminho que direciona a conduta humana. Como forma de reflex√£o, ela nos ensina a pensar em tudo aquilo que pode ser at√© ser l√≠cito, mas n√£o conv√©m fazer. Essa educa√ß√£o √© extremamente ligada ao esporte.

Nas competi√ß√Ķes esportivas, o objetivo do atleta √© se superar e vencer. Mas a qualquer custo? Ser√° que para fazer meu time de futebol ganhar, conv√©m mentir ao √°rbitro sobre um p√™nalti? Usar doping para bater um recorde? Existem alguns conflitos √©ticos no esporte em cima dos atletas que envolvem torcida, patrocinadores e o exemplo que passa √† sociedade.

O esporte é uma potente ferramenta que influencia o comportamento humano. No fair play, a prática esportiva desenvolve e educa, sendo um meio para construir uma sociedade com valores dignos, honestos, e respeitosos que melhoram a convivência.

Se o espírito esportivo prevalece, ganhamos todos nós.

 

  • 118
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − quatro =