ESTILOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

By | maio 19, 2019

INTRODUÇÃO: ESTILOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Nesse post o Dicas Educação Física tratará dos Estilos de Ensino da Educação Física escolar, com base nos estilos de ensino de Mosston (1966). Falaremos dos seguintes estilos de ensino: por comando, por tarefa, recíproco, por auto-checagem, por inclusão, por descoberta orientada ou guiada, por solução de problemas divergente e convergente, estilo de ensino individual, iniciado pelo aluno e auto-ensino.

ESTILOS D ENSINO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Dentro da metodologia do ensino da Educação Física é importante ressaltar que, na prática, muitos estilos de ensino da Educação Física podem coexistir, sendo muito difícil encontrar uma aplicação integral ou única de um dos estilos de ensino relatados nesse post.

ESTILO DE ENSINO POR COMANDO

O estilo de ensino por comando é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica básica é o estímulo resposta, dentro dessa metodologia da Educação Física o ensino é centrado no professor e no conteúdo. Este estilo de ensino é baseado na reprodução. Todas as decisões são tomadas pelo professor em todas as fases do processo de ensino. O professor determina o conteúdo, o local, ordem das atividades ou tarefas, início e fim, intervalo, descreve os exercícios, demonstra e informa sobre a qualidade da resposta.

ESTILO DE ENSINO POR TAREFA

O estilo de ensino por tarefa é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica básica a mudança de certas decisões do professor para o aluno. O aluno passa a ganhar um pouco de protagonismo na fase de execução da atividades da aula. Porém, no estilo de ensino por Tarefa ainda é esperado que todos os alunos executem a atividade conforme o modelo, seguindo um padrão como no estilo de ensino por comando. A diferença entre os estilos por Comando e por Tarefas é que o aluno passa a ter a possibilidade de tomar algumas decisões durante a aula.

ESTILO DE ENSINO POR AVALIAÇÃO RECÍPROCA

O estilo de ensino Recíproco é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica principal a interação social em parceria. O estilo Recíproco é conduzido a realização de atividades em pares. Os alunos aprendem a executar a atividade proposta e a receber retroalimentação (feedback) de seus colegas parceiros, além do professor, é claro. Esse estilo de ensino tem como objetivo as relações sociais entre as pessoas e as diferentes formas de retroalimentação.

Veja também – Métodos de Ensino do Esporte

Nessa metodologia da Educação Física haverá sempre o aluno executante da atividade e o aluno observador, e o professor sendo o observador de ambos. O professor apenas deve se comunica com o aluno observador para ajudar na retroalimentação.

Estilos de Ensino da Educação Física Escolar

ESTILO DE ENSINO POR AUTO CHECAGEM

O estilo de ensino por Auto-checagem é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica a mudança da responsabilidade da retroalimentação do professor (nos estilos por comando e por tarefa) ou de outro aluno (no estilo recíproco) para si próprio. Dessa forma, o objetivo deste estilo de ensino é fazer com que o aluno aprenda a fazer a sua própria retroalimentação usando critérios da execução propiciados pela própria atividade. Dessa forma o aluno passa a se auto-avaliar usando critérios específicos e passa a ter novas habilidades e novas responsabilidades.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

ESTILO DE ENSINO POR INCLUSÃO

Nesta metodologia da Educação Física são planejadas para uma mesma atividade, vários níveis de dificuldade de execução, com a intenção de incluir todos os alunos na atividade, sendo que o nível de dificuldade vai variar de acordo com as possibilidades de cada aluno. O professor deve explica a atividade e dá algumas opções de níveis de dificuldade, o aluno faz uma auto-avaliação e escolhe o nível de execução no qual ele se sente capaz de realizar a atividade. Qualquer escolha feita pelo aluno deve ser aceita.

ESTILO DE ENSINO POR DESCOBERTA ORIENTADA OU GUIADA

O estilo de ensino por Descoberta Orientada ou Guiada é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica o relacionamento particular professor-aluno, no qual a sequência de questões colocadas pelo professor acarreta uma sequência de respostas do aluno em um processo convergente levando o aluno a descobrir o conceito e a aprendizagem desejada. Nesse estilo de ensino o aluno passa a descobrir novos conceitos.

ESTILO DE ENSINO POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONVERGENTES

O estilo de ensino por Solução de Problemas Convergente é uma metodologia da Educação Física que tem como característica básica propor um problema que terá uma única solução. O objetivo deste estilo de ensino da Educação Física é descobrir a solução para um problema específico, para esclarecer uma questão específica, chegar a uma conclusão, empregando procedimentos lógicos e encaminhado uma resposta única como solução.

ESTILO DE ENSINO POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIVERGENTES

O estilo de ensino por Solução de Problemas Divergente é uma metodologia da Educação Física que tem como característica principal a busca de respostas múltiplas e divergentes contribuindo para o maior relacionamento do aspecto motor e cognitivo. Os objetivos deste estilo de ensino são compreender e perceber a estrutura da atividade, desenvolver a criatividade e a habilidade de verificar várias soluções para um problema determinado.

Veja também ⇒ Apostila Educação Física Concursos

ESTILO DE ENSINO POR PROGRAMAÇÃO INDIVIDUALIZADA

O estilo de ensino por programação individualizada é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica o trabalho individualizado, através da individualização do programa baseado no conteúdo decidido pelo professor. Essa metodologia de ensino é baseada na existência das diferenças individuais, permitindo atender os alunos que necessitam de cuidados especiais.

ESTILO DE ENSINO INICIADO PELO ALUNO

O estilo de ensino iniciado pelo aluno é uma metodologia de ensino da Educação Física que tem como característica básica o aluno que conduzir seu ensino e sua aprendizagem, ou seja, todas as decisões são tomadas pelo aluno.

ESTILO DE ENSINO POR AUTO ENSINO

O estilo de ensino auto ensino é uma metodologia da Educação Física que tem como característica a dispensa total da presença do professor. O objetivo é aluno ensinar-se a si mesmo. O aluno tomará todas as decisões em todas as fases.

  • 3
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 14 =