Pular para o conteúdo

Pontapé de Canto no Futsal – Regra 17

COMPARTILHE!

O QUE É PONTAPÉ DE CANTO NO FUTSAL?

O Pontapé de canto no Futsal acontece sempre que a bola cruza completamente a linha de baliza (linha de fundo) depois de ter sido jogada ou tocada pela última vez por um jogador da equipa que se está a defender.

DE QUE LADO DEVE ESTAR A BOLA NO PONTAPÉ DE CANTO?

O Pontapé de canto deve ser sempre executado a partir do canto mais próximo do local onde a bola saiu pela linha de baliza.

Imediatamente o árbitro deve indicar com o braço estendido até à linha inferior com um ângulo de 45º para baixo.

POSICIONANDO DA BOLA NO PONTAPÉ DE CANTO

Tiro de canto no futsal

1- Para o Pontapé de canto, a bola deve ser colocada dentro do arco de círculo. Será executado por um jogador da equipa atacante, com a utilização dos pés. O jogador que vai executar o Pontapé de canto pode ter o pé de apoio em cima da linha lateral, linha de baliza, fora ou dentro do campo.

2- Se o jogador executar o pontapé de canto com a bola fora do arco de círculo, o árbitro deve mandar repetir e repõe a contagem de quatro segundos dos segundos que já tinham passado após a primeira autorização, até que seja pontapeada corretamente ou exceda a quatro segundos.

3- A bola estará em jogo assim que o pontapé de canto for executado de acordo com esta regra, ou seja, a bola pontapeada e sair do arco de círculo.

É PERMITIDO FAZER GOLO DE PONTAPÉ DE CANTO?

4- Um golo pode ser marcado diretamente de um Pontapé de canto apenas contra a equipa adversária. Se um jogador executar o Pontapé de canto contra a baliza da equipa adversária e a bola cruzar completamente a linha de golo entre os postes da baliza e por baixo da trave, tocando ou não qualquer jogador, o golo será válido.

Conheça Nossos Canais

Educação Física Material de Educação Física

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


5- Ao pontapear o Pontapé de canto, os jogadores adversários devem estar dentro do campo e respeitar a distância mínima de 05 (cinco) metros da bola.

É VÁLIDO GOLO CONTRA DE PONTAPÉ DE CANTO?

6- Se um jogador pontapear a bola contra a sua própria baliza e a bola penetrar diretamente, o golo não será válido. O árbitro determinará que a partida será reiniciada com um Pontapé de canto a favor da equipa adversária. Se a bola tocar em qualquer jogador e penetrar na baliza, o golo contra será válido.

HÁ INVERSÃO DE PONTAPÉ DE CANTO?

7- Se um jogador demorar mais de 4 (4) segundos a executar o pontapé de canto, o árbitro determinará a perda de posse de bola e a partida será retomada com a execução de um lançamento de baliza a favor da equipa adversária.

8- Se um jogador pontapear a bola e tocá-la uma segunda vez antes de qualquer outro jogador, a sua equipa será punida com um Pontapé livre direto no local exato onde a bola estava.

9- Se o jogador ao executar um Pontapé de canto, lançar a bola para fora da linha lateral, o jogo será reiniciado pontapé lateral para a equipa adversária e se a lançar pela linha de baliza, será reiniciada com Lançamento de Baliza a favor da equipa adversária.

Ações dos árbitros no Pontapé de canto

10- Antes de autorizar uma execução de Pontapé de Canto, um dos árbitros deve posicionar-se perto da linha lateral do lado onde o Pontapé de canto será executado, aproximando-se a 05 (cinco) metros da linha de baliza, enquanto o outro árbitro estará perto da linha de baliza.

11- Quando a bola está disponível para o jogador que executará o Pontapé de Canto, o árbitro pode autorizar o pontapé de canto e iniciar a contagem de quatro segundos. A bola não precisa de estar na mão do jogador, é suficiente que esteja à sua disposição. O executor pode pisar com um pé dentro do campo no momento do pontapé de canto.

POSICIONAMENTO DO ÁRBITRO NO PONTAPÉ DE CANTO DO FUTSAL

O árbitro que está do lado do arco de círculo onde a bola será colocada e será executado o pontapé de canto, antes de autorizar a execução coloca-se no auge da marca de Pontapé de Grande Penalidade. O outro árbitro estará na linha de baliza no lado oposto. Se ocorrer um contra-ataque, o árbitro que é mais cedo acompanha o movimento.

OUTRAS REGRAS ESPECÍFICAS DO FUTSAL

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *