ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

By | abril 11, 2019

INTRODUÇÃO: ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA

A Abordagem Saúde Renovada na Educação Física Escolar surge a partir da década de 90, com foco em questões voltadas da saúde, esta abordagem não repete apenas conceitos da tendência Higienista da Educação Física, mas aprofunda a discussão dos temas relacionados a saúde nas aulas de Educação Física. O termo Saúde Renovada foi a denominação dada por DARIDO (2003) em seu recomendado livro EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: QUESTÕES DE REFLEXÕES da editora Guanabara – Koogan.

OS TEÓRICOS DA PERSPECTIVA SAÚDE RENOVADA

Para a professora e autora Darido (2003) os principais teóricos da abordagem são Nahas (1997) e Guedes e Guedes (1996). Para se aprofundar sobre as ideias defendidas por esses autores, recomendamos uma pesquisa sobre eles no Google Acadêmico.

CONCEITOS DA ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA

QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR

A Saúde Renovada coloca em discussão o papel da Educação Física escolar no que diz respeito promoção de qualidade de vida e bem estar. Apesar de ser uma perspectiva biológica da Educação Física, não se limitam a isso, colocando as questões de cunho social que envolvem a saúde geral dos indivíduos. Há uma preocupação com a incidência de doenças causadas pela falta de atividade física (sedentarismo).

Veja também – Currículo Cultural na Educação Física

VIDA ATIVA

A abordagem Saúde Renovada coloca que a prática de atividades físicas nas aulas de Educação Física escolar deve influenciar crianças e adolescentes para um comportamento na fase adulta mais saudável, estimulando assim uma vida mais ativa e com hábitos que promovem a saúde.

NOVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para alcançar o objetivo de promover a saúde é sugerido uma reformulação dos programas de Educação Física escolar, com o objetivo de promover a saúde através de uma Educação para saúde e de um estilo de vida ativo.

HIGIENISMO x SAÚDE RENOVADA

O termo Saúde Renovada foi colocado pela professora Darido (2003) pois essa abordagem incorpora alguns preceitos positivos da tendência Higienista da Educação Física, que também tinha como foco a saúde, porém descarta preceitos negativos, como a inaceitável eugenia, dando a devida importância ao contexto sociocultura e não apenas biológico.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

OBJETIVO DA ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA

A Abordagem Saúde Renovada tem como objetivo ensinar os conceitos básicos da relação entre saúde e atividade física, e isso deve ser feito incluindo todos os alunos, o que é uma preocupação importante colocada nessa abordagem, sendo adepta do princípio da inclusão. Dessa forma, os sedentários, obesos, portadores de necessidades especiais e outros devem sempre participar das aulas.

METODOLOGIA SAÚDE RENOVADA

A Saúde Renovada é uma concepção de Educação Física que não se baseia apenas na costumeira prática dos Esportes, sendo assim promove a compreensão de conceitos relacionados a saúde e o entendimento dos benefício de uma vida ativa fisicamente. Sendo esse conceitos assimilados e incorporados pelos alunos, esses poderão ser adultos mais conscientes da importante de um estilo de vida ativo que promove a saúde.

Abordagem Saúde Renovada na Educação Física Escolar

TEMAS DA ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA

Os autores que servem como base para essa abordagem consideram que os seguintes temas devem fazer parte de uma programa de Educação Física promotor da saúde:

  • estresse;
  • sedentarismo;
  • doenças hipocinéticas;
  • problemas cardíacos.

CRÍTICAS A ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA

Estaria a abordagem da Saúde Renovada limitando a promoção da saúdo a ações apenas individuais e, dessa forma, não considerando fatores sociais e ambientais? Por exemplo, um pessoa que trabalha como recepcionista em uma Clínica, sai para trabalhar as 6:30 horas da manhã e chega em casa às 19 horas. Sabendo que essa pessoa ainda tem obrigações domésticas básicas, em que momento essa pessoa poderá se exercitar?

Portanto, a conscientização da população sobre conceitos de saúde e da importância de um estilo de vida ativo por si só não são capazes de promover o bem estar para toda a população. São necessárias políticas públicas mais amplas que leve em conta questões como a mobilidade urbana e espaços públicos para atividade física.

VÍDEO SOBRE ABORDAGEM SAÚDE RENOVADA

  • 13
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =