Abordagem Pedagógica Educação Física Desenvolvimentista :)

By | 19/07/2017

Conceitos da Abordagem Pedagógica Educação Física Desenvolvimentista

Alguns conceitos devem ser conhecidos pelo professor para que ele possa aplicar a Abordagem Pedagógica Educação Física Desenvolvimentista de forma correta em sua aula de Educação Física, são eles: Crescimento e Desenvolvimento Físico; Desenvolvimento Fisiológico; Desenvolvimento Motor; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento Afetivo social; Habilidade MotoraAprendizagem Motora.

Dentre os conceitos listados acima iremos explicar abaixo os que consideramos principais dentro da abordagem Desenvolvimentista da Educação Física: Habilidade Motora, Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora.

 

Conceitos de Habilidade Motora

As Habilidades Motoras são movimentos voluntários realizados com a intenção de atingir um determinado objetivo com eficiência. São Habilidades Motoras: andar, correr, equilibrar, sustentar, saltar, segurar, soltar, arremessar, chutar, etc…

 

Tipos de Habilidades Motoras

Habilidade Motora Básica: São as habilidades motoras de Locomoção (andar, correr saltar); de manipulação (chutar, arremessa, rebater) e de estabilização (girar, flexionar, posições invertidas).

Habilidade Motora Específica: As Habilidades Motoras específicas são as habilidades influenciadas pela cultura, como jogos, esportes, danças e até mesmo atividades ligadas ao trabalho.

 

Conceitos de Desenvolvimento Motor

Desenvolvimento Motor é a forma com que o ser humano se movimenta ao longo da vida. O desenvolvimento motor é divido em fases e estágio de acordo com a idade:

Fases dos Movimentos Rudimentares (até 2 ano)

  • São as primeiras formas de movimento voluntário de uma criança, ou seja, ela passa a explorar voluntariamente o ambiente;

  • ocorrem do nascimento até os 2 anos de idade;

  • os movimentos rudimentares possui sequência previsível de aparecimento em condições normais;

  • porém o aparecimento dessa sequência de movimentos sofrem interferência do ambiente e do indivíduo;

  • são movimentos rudimentares os movimentos de estabilização (ficar sentada sem apoio), locomoção (engatinhar, se arrastar, caminhas) e manipulação (segurar e saltar objetos).

Fase dos Movimentos Fundamentais (de 2 a 7 anos)

Os movimentos fundamentais podem ser divididos em:

  • Estabilizadores: equilíbrio dinâmico, equilíbrio estático, movimentos axiais;

  • Locomotores: andar, correr, saltar, saltitar;

  • Manipuladores: alcançar, segurar, soltar, arremessar, receber, chutar.

Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física: Movimentos Fundamentais

Fase dos Movimentos Especializados (7 a 14 anos)

Os movimentos especializados são chamados de combinação de movimentos fundamentais e culturalmente determinados são, basicamente, movimentos fundamentais aperfeiçoados de acordo com a cultura do ambiente em que a habilidade motora foi desenvolvida. Os Movimentos Especializados possuem alguns estágios:

  • Estágio de Transição (7 a 10 anos): surgem as primeiras tentativas de combinações de movimentos fundamentais e interesse por atividades complexas como a dança, o esportes e as lutas;

  • Estágio de Aplicação (11 a 13 anos): o aluno passa a reconhecer seu potencial motor, se interessa por treinar suas habilidade e demonstra grande melhora na execução de técnicas esportivas;

  • Estágio de utilização permanente (14 anos em diante): nesse estágio o aluno pode atingir o melhor da sua performance motora, procura por atividades específicas de seu interesse, utiliza o repertório motor adquirido ao longo da vida, pode usar suas habilidades motoras para atividades cotidianas, lazer e esportes de alto rendimento.

Idade

Fases

Estágios

De dentro do útero até 4 meses

De 4 meses até 1 ano

Fase Motora Reflexiva

Codificação de informações

Decodificação de informações

Até 1 ano

De 1 a 2 anos

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Fase Motora Rudimentar

Estágio de inibição de reflexos

Estágio de pré-controle

De 2 a 3 anos

De 4 a 5 anos

De 6 a 7 anos

Fase Motora Fundamental

Estágio inicial

Estágio elementar

Estágio Maduro

De 7 a 10 anos

De 11 a 13 anos

De 14 anos em diante

Fase Motora Especializada

Estágio transitório

Estágio de Aplicação

Estágio de utilização permanente

Aprendizagem Motora

O processo de aprendizagem motora é influenciado pelo meio onde ele acontece, pelo indivíduo e suas condições físicas e biológicas e pela tarefa sua dificuldade.

A aprendizagem motora possuem três etapas ou estágios bem definidos e identificáveis:

  • Estágio Cognitivo: nessa etapa da aprendizagem motora há muitos erros na realização dos movimentos, erros de natureza grosseira, o aluno não consegue identificar os erros, necessita de instruções bem específicas do professor para corrigir os erros e realizar os movimentos;

  • Estágio Associativo: nessa etapa da aprendizagem motora o aluno apresenta alguns erros, porém sem erros grosseiros, o aluno já consegue identificar alguns erros sem a ajuda do professor;

  • Estágio Autônomo: a última etapa da aprendizagem motora, o aluno já realiza os movimentos da habilidade de forma autônoma, precisa de pouca atenção para realizar o movimento, pouquíssimos erros acontecem e o aluno já tem consciência dos erros e de como corrigir seus erros.

Estapas ou estágios da aprendizagem motora na abordagem pedagógica desenvolvimentista na Educação Física

Objetivos da Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

O objetivo da abordagem Desenvolvimentista da Educação Física é, basicamente, o desenvolvimento motor do aluno através da aprendizagem de Habilidades Motoras, adequadas a sua idade.

É importante destacar que apesar da abordagem Desenvolvimentistas da Educação Física ter um foco no desenvolvimento motor e na aprendizagem de Habilidade Motoras não é possível separar, na prática, o desenvolvimento motor do desenvolvimento cognitivo e afetivo social do aluno, ou seja, durante uma aula de Educação Física com abordagem Desenvolvimentista o aluno está se desenvolvendo integralmente.

Metodologia da Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

Durante uma aula de Educação Física com abordagem Desenvolvimentista o professor deve proporcionar aos alunos atividades com movimentos diversificados e complexos, de acordo com a idade e nível de desenvolvimento (motor, físico, fisiológico) adequado para aquela faixa etária. A partir daí os processos de aprendizagem motora vão se realizar até que o aluno alcance a aprendizagem das Habilidades Motoras adequadas para aquela faixa etária.

Avaliação em Educação Física Desenvolvimentista

Para avaliar os alunos dentro dos conceitos da abordagem Desenvolvimentista da Educação Física, é necessário conhecer as etapas de aquisição das Habilidades Motoras e o nível de desenvolvimento motor adequado para cada faixa etária. A partir daí o professor vai avaliar que nível de desenvolvimento o aluno conseguiu alcançar após as atividades realizadas nas aulas.

Plano de Aula: Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

Para elaborar um plano de aula de acordo com a abordagem pedagógica Desenvolvimentista da Educação Física é necessário identificar os seguintes itens:

  • Idade dos alunos: Por exemplo, para elaboraremos um plano para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a faixa etária é de 11 a 12 anos;

  • Fase de desenvolvimento motor: os alunos dessa faixa etária estão na fase dos movimentos especializados ou fase de combinação de movimentos fundamentais e culturalmente determinados;

  • Estágio de desenvolvimento motor: os alunos dessa turma estão no estágio de aplicação, ou seja, o aluno já reconhece seu potencial motor e se interessa por desenvolver técnicas esportivas.

Após identificar esse itens, o professor deve escolher um tema pra aula, de preferência de acordo com o planejamento de conteúdos feito para aquela turma. Por exemplo, no tema Basquetebol, pode ser trabalhado atividades de manejo de corpo e manejo de bola. O professor deve observar os alunos durante as atividades, fornecer instruções e observar a evolução dos alunos no processo de aprendizagem motora.

Plano de aula Educação Física Desenvolvimentista

Críticas a Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

A crítica mais comum feita a abordagem pedagógica Educação Física Desenvolvimentista é em relação a ela não considerar a influência do contexto sócio-cultural no processo de aquisição das Habilidades Motoras. Por exemplo, Habilidades Motoras ligadas ao Basquetebol são igualmente desenvolvidas no Estados Unidos e no Brasil? Certamente o contexto sócio-cultura no Estados Unidos, onde o Basquetebol é um esporte fortemente introduzido em sua cultura, facilita o processo de aprendizagem das habilidades motoras relacionadas ao Basquete, como arremessar, receber, quicar a bola, saltar com a bola.

  • 135
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =