Pular para o conteúdo

História do Handebol no Mundo Completa

COMPARTILHE!

HISTÓRIA DO HANDEBOL DE CAMPO E DE QUADRA

Para falarmos sobre a História do Handebol precisamos primeiro entender que o Handebol surgiu inicialmente como um esporte de Campo e, posteriormente, se desenvolveu como um esporte de Quadra.

ORIGEM DO HANDEBOL

Nós estudos já publicados sobre a História do Handebol há diversas versões sobre a origem do Handebol. Veja as principais versões abaixo.

COMO SURGIU O HANDEBOL

DINAMARCA 1848

Segundo Nogueira (2004, p.44) há relatos que o Handebol surgiu na Dinamarca em 1848, através de um jogo criado pelo Prof. Holger Nielsen, que se chamava Handebold ou Haadbold.

TCHECOSLOVÁQUIA SÉCULO XIX

Ainda segundo Nogueira (2004) há relatos que o Handebol surgiu na Tchecoslováquia no século XIX com um jogo chamado de Hazena ou Azena.

URUGUAI 1911

Também há relatos de uma jogo chama “Balon”, criado no Uruguai pelo professor Gualberto Valetta.

ONDE SURGIU O HANDEBOL

O Handebol surgiu na Alemanha como Handebol de Campo no final do século XIX, que inicialmente era chamado de “Torball”, que era um jogo derivado de dois outros jogos criado por Konrad Koch o “Raffball” e o “Konigsbergerball”.

Segundo Nogueira (2004, p.44) o “Torball” era um esporte muito praticado por mulheres jovens em um campo que media 40 metros por 20 metros. Com a adesão dos homens ao “Torball” as dimensões aumentaram para 80 x 40 metros e depois para as mesmas dimensões do Futebol de campo.

QUANDO SURGIU O HANDEBOL

O Handebol surgiu em 1919 quando as regras do “Torball” foram reformuladas, inclusive com seu nome alterado para Handebol

QUEM CRIOU O HANDEBOL

O principal responsável pela transformação do “Torball” em Handebol foi Karl Schelenz, que é considerado o criador do Handebol. Schelenz foi auxiliado por Max Heiser e Erich Konigh.

PRIMEIRA PARTIDA INTERNACIONAL DE HANDEBOL

Foi em 1925 que Alemanha e Áustria se enfrentaram no que é considerada a primeira partida internacional de Handebol. O time austríaco venceu por 6 a 3.

História do Handebol no Mundo Completa

Conheça Nossos Canais

Educação Física Material de Educação Física

Youtube Dicas Educação Física Inscreva-se - Canal Dicas Educação Física

Instagram Dicas Educação Física Instagram Dicas Educação Física

Telegram Dicas Educação Física Canal no Telegram Dicas Educação Física


CRIAÇÃO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE HANDEBOL

No final da década de 1920 foi fundada a Federação Internacional de Handebol (FIHA) com a participação de 11 países, que publicou as regras do Handebol em três idiomas: alemão, francês e inglês.

HANDEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS

Em 1394 o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu o Handebol (ainda como Handebol de Campo) como uma das modalidades esportivas a serem disputadas nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.

A primeira competição olímpica de Handebol teve a Alemanha vencendo a Áustria na grande final por 10 a 6. A final foi assistida por mais de 100 mil pessoas no Estádio Olímpico de Berlim.

HISTÓRIA DO HANDEBOL DE SALÃO

Segundo Nogueira (2004) o Handebol começou a ser praticado nas quadra na Suécia em 1924, devido ao rigoroso inverso que impedia os jogos em campos abertos.

PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL

O primeiro campeonato mundial de Handebol foi organizado pela FIHA e ocorreu na Alemanha em 1938 e contou com apenas 4 equipes participantes (Alemanha, Suécia, Áustria e Dinamarca), a Alemanha foi a campeã.

A CRIAÇÃO DA IHA

Em 11 de julho de 1946 foi fundada a IHA (International Handball Association), a nova Federação Internacional de Handebol, filiado ao Comitê Olímpico Internacional.

OS CAMPEONATOS MUNDIAIS DE HANDEBOL

E 1948 os campeonatos mundiais voltaram a ser realizados, porém sem a participação dos alemãs que ficaram excluídos por um tempo após a segunda guerra.

Em 1948 foi realizado o mundial de Handebol de campo masculino e em 1949 o mundial de Handebol de campo feminino.

O Handebol de quadra teve seu mundial masculino realizado em 1954 vencido pela Suécia, e o primeiro mundial feminino foi realizado em 1957 e vencido pela Checoslováquia.

Atualmente os campeonatos mundiais de Handebol da IHA são realizados de de 2 em 2 anos.

Mais sobre Handebol

DICAS DE CURSOS ONLINE

  • Material de Educação Física
  • Educafit – Cursos de Educação Física Online
  • Cursos de Futsal Online
  • Cursos de Voleibol Online
  • Cursos de Futebol Online
  • Curso Preparatório para Concursos de Educação Física online
  • 1 comentário em “História do Handebol no Mundo Completa”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *