TIRO LATERAL NO FUTSAL: REGRAS 15

By | 27/02/2019

QUANDO OCORRE O TIRO LATERAL NO FUTSAL

1- O tiro lateral no Futsal será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto.

COMO COBRAR O TIRO LATERAL

2- O Tiro Lateral deve ser cobrado com os pés, sendo a bola colocada no local onde a mesma saiu, podendo ser jogada em qualquer direção, executado por um jogador adversário daquela equipe que tocou a bola por último.

3- O jogador no momento em que executar o tiro lateral deverá fazê-lo com uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou na parte externa da quadra de jogo. Não podendo estar com o pé totalmente dentro da quadra.

4- A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola depois de movimentada entrar na quadra de jogo.

5- O jogador que executar o tiro lateral não poderá tocar uma segunda vez na bola enquanto outro jogador não tocar na mesma. Se tocar com a mão será penalizado com tiro direto e se tocar com qualquer outra parte do corpo será tiro indireto.

Veja também – Resumo das Regras Oficiais do Futsal

GOL CONTRA DE LATERAL NO FUTSAL

6- Se um jogador executar o tiro lateral contra a sua própria meta, e a bola tocar ou for tocada por qualquer jogador e penetrar na meta, o gol será válido. Se penetrar na meta diretamente o gol não será válido. Será cobrado tiro de canto em favor da equipe adversária.

GOL DIRETO DE LATERAL NO FUTSAL

7- Se um jogador executar o tiro lateral contra a meta adversária, e a bola tocar ou for tocada por qualquer jogador e penetrar na meta, o gol será válido. Se penetrar na meta diretamente o gol não será válido. Será cobrado arremesso de meta em favor da equipe adversária.

ESPAÇO PARA COBRANÇA DO LATERAL

8- Quando da realização de tiro lateral, os jogadores adversários deverão respeitar a distância mínima de 05 (cinco) metros da bola e estarem dentro da quadra de jogo.

POSIÇÃO DA BOLA NO LATERAL

9- Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, ser colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou podendo mover-se levemente, colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 (vinte e cinco) centímetros para fora da linha.

Tiro Lateral no Futsal

SUBSTITUIÇÃO E TIRO LATERAL

10- Quando a bola sair da quadra de jogo exatamente na zona de substituição e houver uma substituição nesse momento, o jogador substituto para executar essa cobrança primeiro terá que entrar na quadra para depois sair e executar a cobrança.

a) Se este jogador cobrar o tiro lateral sem entrar na quadra, um dos árbitros paralisa o jogo, determina que o jogador entre na quadra depois saia da quadra e execute a cobrança. A bola permanece de posse da mesma equipe e não se aplica cartão;

b) Na reincidência da mesma equipe durante o jogo um dos árbitros paralisa o jogo, aplica cartão amarelo e reverte o tiro lateral para a equipe adversária.

11- Quando a bola sair da quadra de jogo fora da zona de substituição e houver uma substituição nesse momento, o jogador substituto para executar essa cobrança, primeiro terá que entrar na quadra para depois sair e executar a cobrança.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

– Caso este jogador cobrar o tiro lateral sem entrar na quadra, um dos árbitros paralisa o jogo, determina que o jogador saia da quadra, aplica cartão amarelo, determina a entrada pelo local correto e reverte o tiro lateral em favor da equipe adversária.

TEMPO PARA EXECUTAR O TIRO LATERAL

12- A equipe que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos 04 (quatro) segundos posteriores em que a bola esteja à disposição.

REVERSÃO DO TIRO LATERAL

13- Se a bola for colocada em jogo de maneira irregular, fora do local onde ela saiu, demorar mais de 04 (quatro) segundos para a execução, se a bola não entrar na quadra de jogo ou infringir a esta regra de qualquer outra maneira, o árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um jogador da equipe adversária a execução de novo tiro lateral.

GOLEIRO E O TIRO LATERAL

14- Se o goleiro cobrar o tiro lateral, ele não poderá receber a bola, em sua meia quadra vinda de um companheiro enquanto a bola não tocar em jogador adversário. Se for um companheiro que executou a cobrança, o goleiro poderá receber uma vez em sua meia quadra.

15- Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um companheiro e o mesmo conduzir a bola para o ataque, ele poderá retornar com ela para sua meia quadra, sendo que ao retornar a sua meia quadra inicia a contagem dos quatro segundos.

16- Se o goleiro receber a bola a primeira vez na quadra de ataque poderá retornar para sua quadra respeitando os quatro segundos.

IMPEDIR A COBRANÇA DO LATERAL

17- Se um jogador adversário tentar obstruir ou atrapalhar a cobrança, intencionalmente, deverá ser punido com cartão amarelo;

18- Se um jogador realizar uma cobrança irregular o árbitro deve paralisar o jogo, apontar o lado que deve ser cobrado sem gesticular o movimento de rotação com os braços.

RECOMENDAÇÕES PARA EXECUTAR O TIRO LATERAL

a) Na execução do tiro lateral, o jogador que estiver a mais de 05 (cinco) metros da bola e aproximar-se da mesma, tentando impedir ou dificultando a cobrança e retardando o reinicio da partida, deverá ser advertido com cartão amarelo;

b) Quando a bola sair pela linha lateral e algum jogador da equipe adversária estiverem a menos de 05 (cinco) metros da bola, os árbitros antes de autorizarem a cobrança do tiro lateral, devem exigir o afastamento do jogador até 05 (cinco) metros e somente punir com cartão amarelo se este não quiser afastar-se;

c) A bola estará em jogo quando for chutada entrar em movimento e entrar ou tocar na linha lateral;

d) Se o jogador adversário estiver a menos de 05 (cinco) metros de distância, mas não atrapalhar a execução, a cobrança pode ser autorizada;

e) Quando a bola sair pela linha lateral, imediatamente o árbitro deverá indicar para que lado deve ser cobrado apontando com o braço num ângulo de 45o (quarenta e cinco graus) acima de sua cabeça;

f) No momento da execução do tiro lateral, alguns jogadores da equipe beneficiada podem estar fora da quadra, porém os jogadores adversários devem estar dentro da quadra, exceto quando em uma jogada saírem da quadra e a equipe beneficiada executar rapidamente a cobrança;

g) Para participar da partida o jogador tem que primeiro entra na quadra.

  • 21
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 12 =