Regras do Futebol Americano _ :) _

By | abril 6, 2018

Conheça e Entenda as Regras do Futebol Americano

O esporte mais popular dos Estados Unidos tamb√©m √© o futebol, mas um futebol bem diferente daquele que estamos acostumados no Brasil. Surgido de uma varia√ß√£o do Rugby, o futebol americano exige t√°tica, agilidade e muita for√ßa bruta dos jogadores. Quem n√£o est√° familiarizado com o esporte pode achar tudo muito complicado. Mas preparamos um artigo completo para voc√™ entender as Regras do Futebol Americano e saber, definitivamente, o que √© um touchdown. Confira! ūüôā

O Jogo de Futebol Americano

O futebol americano é jogado por dois times, cada um com 11 jogadores em campo por vez. Também existem campeonatos de futebol americano feminino na National Football League (NFL), com regras diferenciadas.

O Objetivo do Futebol Americano

O objetivo básico do jogo é levar a bola do seu campo até à end zone do time adversário, fazendo um touchdown. A função do time adversário é impedir isso. Mas como isso funciona?

O time que está atacando tem quatro jogadas para fazer a bola percorrer, pelo menos, 10 jardas. Isso pode ser feito por chão (chute), correndo com a bola ou em lances aéreos. Caso não consiga, a bola vai para o time adversário.

O time de ataque √© aquele que tem a posse de bola, enquanto o advers√°rio √© o time de defesa. H√° tamb√©m o time de especialistas, jogadores que entram na partida em certas situa√ß√Ķes para lances de chutes.

Equipe de Futebol Americano e Substitui√ß√Ķes

De acordo com as normas do futebol americano, essas tr√™s unidades (ataque, defesa e especiais) fazem parte da composi√ß√£o de cada equipe formada por at√© 53 jogadores, sendo permitidas substitui√ß√Ķes ilimitadas.

Os √Ārbitros de Futebol Americano

O jogo possui sete √°rbitros, sendo um principal e seis auxiliares. As faltas s√£o indicadas por um pano amarelo jogado por eles em campo.

Campo de Futebol Americano

O campo de futebol americano tem formato retangular e mede 120 jardas (109,7 m) de comprimento por 53,33 jardas (48,76 m) de largura. S√£o 20 zonas de 5 jardas marcadas em linha inteira, sendo os m√ļltiplos de 10 numerados no gramado. As marcas menores indicam 1 jarda (91,44 cm). A end zone, √°rea no final de cada lado do campo, possui 10 jardas.

O objetivo dessa marca√ß√£o √© que os jogadores fiquem bem orientados quanto ao seu posicionamento e ao avan√ßo do time por territ√≥rio. As regras do futebol americano tamb√©m incluem um ‚Äúgol‚ÄĚ em formato de Y. Cada trave possui em seu topo um len√ßo laranja indicando a dire√ß√£o do vento.

A Bola do Futebol Americano

A bola do futebol americano √© oval e bem parecida com a utilizada no Rugby. √Č feita com couro e possui as medidas 27,9 cm x 17,7 cm. Pesa entre 397 a 425 g.

Duração do Jogo de Futebol Americano

A partida de futebol americano possui 4 quartos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de jogo. Entre o 2¬ļ e 3¬ļ quartos h√° um intervalo de 12 minutos. Entre os outros tempos o intervalo √© de 2 minutos. O cron√īmetro pode ser parado diversas vezes ao longo da partida, fazendo com que muitos jogos se estendam a algumas horas de dura√ß√£o.

Equipamentos do Futebol Americano

O futebol americano √© um esporte de alto impacto e choque, sendo necess√°rios muitos equipamentos de prote√ß√£o para garantir a sa√ļde dos jogadores. Os capacetes e ombreiras s√£o obrigat√≥rios, al√©m da prote√ß√£o para as pernas, protetores bucais, protetores de bra√ßo, entre outros.

Regras NFL: Fundamentos B√°sicos do Jogo

A NFL possui 32 times de futebol americano, incluindo o New England Patriots de Tom Brady, e o Dallas Cowboys, que detém a maior torcida dos EUA. Esses times participam do campeonato NFL até chegarem ao Super Bowl, a famosa final do campeonato. Os fundamentos básicos do jogo são:

  • Kick-off: chute dado para iniciar o jogo no come√ßo de 1¬ļ e 3¬ļ quartos ou para reiniciar a partida ap√≥s um field goal ou touchdown.
  • Snap: primeiro movimento da partida, quando o Center passa a bola por entre as pernas, para tr√°s.
  • Intercepta√ß√£o: quando o jogador de defesa pega a bola lan√ßada pelo quarterback e recupera a posse de bola.
  • Fumble: quando o jogador que tinha a posse deixa a bola cair e h√° uma disputa entre os times por quem a recupera.

Posi√ß√Ķes do Futebol Americano

O futebol americano é um jogo que demanda estratégia e exige especialização de posição do membro da equipe. Assim, geralmente cada jogador atua somente em sua unidade. Entenda cada posição:

Jogadores de Ataque

Quarterback: √Č o jogador mais importante do time. Geralmente √© respons√°vel por liderar os outros jogadores em campo e convocar as jogadas t√©cnicas.

Center: Jogador que faz o snap e bloqueia os defensores.

Guards: Ficam ao lado do center e bloqueiam os defensores vindo pelo meio do campo. Eles protegem o quarterback e abrem espaço para a corrida.

Tackles: São responsáveis pelo bloqueio dos defensores que chegam pelos lados e ficam próximos aos guards.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

⇒ Apostila Educação Física Concursos
‚áí Cursos Online na √Ārea de Educa√ß√£o F√≠sica

Running Backs: Posicionam-se atrás ou ao lado do quarterback e têm a função de correr com a bola ou receber passes.

Wide Receivers: Recebem os passes nas laterais do ataque.

Tight End: Fica posicionado ao lado do tackle e s√£o jogadores que podem atuar tanto bloqueando como recebendo passes.

Jogadores de Defesa

Tackles e Ends: Ficam posicionados em frente aos guards e tackles adversários. Eles têm a função de parar o jogo e ajudar os quarterbacks.

Linebackers: Ficam um pouco atr√°s da linha com o objetivo de parar o jogo corrido e os passes curtos.

Cornerbacks e Safeties: São os jogadores mais rápidos do time. Seu objetivo é marcar os wide receivers e anular o ataque aéreo adversário.

Jogadores Especialistas

Long Snapper: Tem a função de realizar os kick-offs, incluindo chutar a bola para o outro time após um gol ou touchdown.

Kicker: Realiza os chutes de precis√£o.

Punter: Respons√°vel por chutar a bola em situa√ß√Ķes onde n√£o h√° muita probabilidade do time progredir.

Pontuação no Futebol Americano

Touchdown (6 pontos)

Um touchdown é marcado quando um time cruza a linha de gol da equipe adversária com a bola, ou quando pega ou recebe a bola na end zone.

Field goal (3 pontos)

Quando o kicker est√° perto o suficiente da zona final e chuta a bola entre os postes verticais.

Extra point (1 ou 2 pontos)

Um ponto extra é ganho ao chutar a bola entre os postes depois de um touchdown (semelhante a uma conversão no rugby). Dois pontos são ganhos ao levar a bola para a end zone novamente.

Safety (2 pontos)

O time da defesa pode ganhar 2 pontos se executar um tackle (derrubar) no membro da equipe ofensiva com a bola em sua própria end zone.

Futebol Americano no Brasil

Os brasileiros têm se interessado cada vez mais pelo futebol americano, apesar do pouco investimento e patrocínios no esporte. A entidade máxima do esporte em território nacional é a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que promove a Superliga Nacional e a Liga Nacional. As regras do futebol americano seguidas no Brasil são baseadas no futebol universitário americano (NCAA).

Agora que voc√™ entendeu as regras do futebol americano, assistir aos jogos vai ficar muito mais f√°cil. Se quiser se aventurar no esporte, n√£o se esque√ßa de utilizar todas as prote√ß√Ķes devidas!

REFER√äNCIA BIBLIOGR√ĀFICA

NFL. Official Playing Rules of National Football League. Disponível em: <https://nflcommunications.com/Documents/2017%20Rulebook.pdf>. Acesso em: 24/03/2018

  • 65
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + doze =