Regras do Futebol Americano _ :) _

By | 06/04/2018

Conheça e Entenda as Regras do Futebol Americano

O esporte mais popular dos Estados Unidos também é o futebol, mas um futebol bem diferente daquele que estamos acostumados no Brasil. Surgido de uma variação do Rugby, o futebol americano exige tática, agilidade e muita força bruta dos jogadores. Quem não está familiarizado com o esporte pode achar tudo muito complicado. Mas preparamos um artigo completo para você entender as Regras do Futebol Americano e saber, definitivamente, o que é um touchdown. Confira! 🙂

O Jogo de Futebol Americano

O futebol americano é jogado por dois times, cada um com 11 jogadores em campo por vez. Também existem campeonatos de futebol americano feminino na National Football League (NFL), com regras diferenciadas.

O Objetivo do Futebol Americano

O objetivo básico do jogo é levar a bola do seu campo até à end zone do time adversário, fazendo um touchdown. A função do time adversário é impedir isso. Mas como isso funciona?

O time que está atacando tem quatro jogadas para fazer a bola percorrer, pelo menos, 10 jardas. Isso pode ser feito por chão (chute), correndo com a bola ou em lances aéreos. Caso não consiga, a bola vai para o time adversário.

O time de ataque é aquele que tem a posse de bola, enquanto o adversário é o time de defesa. Há também o time de especialistas, jogadores que entram na partida em certas situações para lances de chutes.

Equipe de Futebol Americano e Substituições

De acordo com as normas do futebol americano, essas três unidades (ataque, defesa e especiais) fazem parte da composição de cada equipe formada por até 53 jogadores, sendo permitidas substituições ilimitadas.

Os Árbitros de Futebol Americano

O jogo possui sete árbitros, sendo um principal e seis auxiliares. As faltas são indicadas por um pano amarelo jogado por eles em campo.

Campo de Futebol Americano

O campo de futebol americano tem formato retangular e mede 120 jardas (109,7 m) de comprimento por 53,33 jardas (48,76 m) de largura. São 20 zonas de 5 jardas marcadas em linha inteira, sendo os múltiplos de 10 numerados no gramado. As marcas menores indicam 1 jarda (91,44 cm). A end zone, área no final de cada lado do campo, possui 10 jardas.

O objetivo dessa marcação é que os jogadores fiquem bem orientados quanto ao seu posicionamento e ao avanço do time por território. As regras do futebol americano também incluem um “gol” em formato de Y. Cada trave possui em seu topo um lenço laranja indicando a direção do vento.

A Bola do Futebol Americano

A bola do futebol americano é oval e bem parecida com a utilizada no Rugby. É feita com couro e possui as medidas 27,9 cm x 17,7 cm. Pesa entre 397 a 425 g.

Duração do Jogo de Futebol Americano

A partida de futebol americano possui 4 quartos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de jogo. Entre o 2º e 3º quartos há um intervalo de 12 minutos. Entre os outros tempos o intervalo é de 2 minutos. O cronômetro pode ser parado diversas vezes ao longo da partida, fazendo com que muitos jogos se estendam a algumas horas de duração.

Equipamentos do Futebol Americano

O futebol americano é um esporte de alto impacto e choque, sendo necessários muitos equipamentos de proteção para garantir a saúde dos jogadores. Os capacetes e ombreiras são obrigatórios, além da proteção para as pernas, protetores bucais, protetores de braço, entre outros.

Regras NFL: Fundamentos Básicos do Jogo

A NFL possui 32 times de futebol americano, incluindo o New England Patriots de Tom Brady, e o Dallas Cowboys, que detém a maior torcida dos EUA. Esses times participam do campeonato NFL até chegarem ao Super Bowl, a famosa final do campeonato. Os fundamentos básicos do jogo são:

  • Kick-off: chute dado para iniciar o jogo no começo de 1º e 3º quartos ou para reiniciar a partida após um field goal ou touchdown.
  • Snap: primeiro movimento da partida, quando o Center passa a bola por entre as pernas, para trás.
  • Interceptação: quando o jogador de defesa pega a bola lançada pelo quarterback e recupera a posse de bola.
  • Fumble: quando o jogador que tinha a posse deixa a bola cair e há uma disputa entre os times por quem a recupera.

Posições do Futebol Americano

O futebol americano é um jogo que demanda estratégia e exige especialização de posição do membro da equipe. Assim, geralmente cada jogador atua somente em sua unidade. Entenda cada posição:

Jogadores de Ataque

Quarterback: É o jogador mais importante do time. Geralmente é responsável por liderar os outros jogadores em campo e convocar as jogadas técnicas.

Center: Jogador que faz o snap e bloqueia os defensores.

Guards: Ficam ao lado do center e bloqueiam os defensores vindo pelo meio do campo. Eles protegem o quarterback e abrem espaço para a corrida.

Tackles: São responsáveis pelo bloqueio dos defensores que chegam pelos lados e ficam próximos aos guards.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Running Backs: Posicionam-se atrás ou ao lado do quarterback e têm a função de correr com a bola ou receber passes.

Wide Receivers: Recebem os passes nas laterais do ataque.

Tight End: Fica posicionado ao lado do tackle e são jogadores que podem atuar tanto bloqueando como recebendo passes.

Jogadores de Defesa

Tackles e Ends: Ficam posicionados em frente aos guards e tackles adversários. Eles têm a função de parar o jogo e ajudar os quarterbacks.

Linebackers: Ficam um pouco atrás da linha com o objetivo de parar o jogo corrido e os passes curtos.

Cornerbacks e Safeties: São os jogadores mais rápidos do time. Seu objetivo é marcar os wide receivers e anular o ataque aéreo adversário.

Jogadores Especialistas

Long Snapper: Tem a função de realizar os kick-offs, incluindo chutar a bola para o outro time após um gol ou touchdown.

Kicker: Realiza os chutes de precisão.

Punter: Responsável por chutar a bola em situações onde não há muita probabilidade do time progredir.

Pontuação no Futebol Americano

Touchdown (6 pontos)

Um touchdown é marcado quando um time cruza a linha de gol da equipe adversária com a bola, ou quando pega ou recebe a bola na end zone.

Field goal (3 pontos)

Quando o kicker está perto o suficiente da zona final e chuta a bola entre os postes verticais.

Extra point (1 ou 2 pontos)

Um ponto extra é ganho ao chutar a bola entre os postes depois de um touchdown (semelhante a uma conversão no rugby). Dois pontos são ganhos ao levar a bola para a end zone novamente.

Safety (2 pontos)

O time da defesa pode ganhar 2 pontos se executar um tackle (derrubar) no membro da equipe ofensiva com a bola em sua própria end zone.

Futebol Americano no Brasil

Os brasileiros têm se interessado cada vez mais pelo futebol americano, apesar do pouco investimento e patrocínios no esporte. A entidade máxima do esporte em território nacional é a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que promove a Superliga Nacional e a Liga Nacional. As regras do futebol americano seguidas no Brasil são baseadas no futebol universitário americano (NCAA).

Agora que você entendeu as regras do futebol americano, assistir aos jogos vai ficar muito mais fácil. Se quiser se aventurar no esporte, não se esqueça de utilizar todas as proteções devidas!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

NFL. Official Playing Rules of National Football League. Disponível em: <https://nflcommunications.com/Documents/2017%20Rulebook.pdf>. Acesso em: 24/03/2018

  • 63
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + seis =