A HISTÓRIA DO MMA
A história do MMA tem inicio na Grécia, por volta de 648 a.c, foi incorporado as olimpíadas um esporte de combate chamado pancrácio.
Esse esporte foi marcado pelo fato de ser usado também com um treino para as tropas militares espartanas, onde os golpes consistiam em socos, chutes e estrangulamento, além de lutas no chão que se seguiam até que um dos lutadores desmaiasse.
Veja também – O Principais Termos do MMA
HISTÓRIA DO MMA: 2500 ANOS MAIS TARDE
Porém, o MMA não era nem um pouco citado nessa época, pois, ele apenas veio a surgir mais de 2000 anos depois, aqui no nosso país. Mais especificamente no Rio de Janeiro na década de 20. A história do MMA começou assim.
Nessa época, Carlos Gracie, um mestre em jiu-jitsu, convidou vários lutadores de estilos diferentes com a intenção de que eles disputariam desafios.
Décadas mais tarde, em 1993, o sobrinho de Carlos Gracie, Rorion Gracie, teve a ideia de organizar o que viria a ser o primeiro campeonato de Artes Marciais Mistas (MMA), o UFC (Ultimate Fighting Championship) nos Estados Unidos.
A transmissão deste campeonato bateu recordes de audiência na rede fechada e foram sucesso tanto no exterior (for a do Brasil), quanto aqui no Brasil.
Veja também – O Sistema de Faixas do Jiu-jitsu
HISTÓRIA DO MMA: O QUE É MMA
Artes Marciais Mistas, ou MMA, é um esporte de combate, onde as lutas são disputadas tanto com golpes de pé, quanto luta no chão.
A gama de golpes pode variar, desde técnicas de imobilização e contenção, até golpes comuns utilizando pés, joelhos, punhos e cotovelos.
Veja também – Artigo Completo sobre o que é MMA
HISTÓRIA DO MMA: SUA HISTÓRIA DESDE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Quando a primeira guerra eclodiu, o mundo ficou tenso. Muitos países iam ao confronto um do outro com o simples intuito de matar seu inimigo.
Toda essa revolta afetou até mesmo quem não participou da guerra, pois, os recursos para mente-la eram muitos, como alimentos e armas.
Quando a primeira guerra acabou, a luta que fora iniciada naquele mesmo século XIX alguns anos atrás, retornou com força. Porém, retornou de duas maneiras diferentes.
Essas eram as competições reais e as famosas lutas de apresentação, cheias de coreografias e exibições grandiosas. Foi a partir dela que se originaram as lutas profissionais.
O Japão e o Brasil têm duas coisas em comum, ambos contribuíram para o surgimento do MMA como conhecemos hoje. O Japão contribuiu, mesmo sem saber, com o Shootwrestling e o Brasil com as lutas de Vale-tudo.
Em 1930, Carlos Gracie decidiu que iria reunir uma quantidade de lutadores de diferentes estilos para participar do evento que, mais tarde, passou a ser chamado de “O desafio de Gracie”.
Algo parecido aconteceu no Japão em 1980, quando Antonio Inoki decidiu organizar uma série de lutas de MMA, que serviram de impulso para a chegada do Shootwrestling.
Logo após o sucesso do UFC nos Estados unidos em 1993, o Japão não poderia ficar de for a dessa e um ano mais tarde, em 1994, foi criado o Free Style Japan Championship. Ambos os torneios logo passaram a ser considerados as maiores competições de MMA do mundo.
Veja também – As Regras Básicas do MMA
VÍDEO DOCUMENTÁRIO SOBRE MMA
HISTÓRIA DO MMA: OS ESTILOS DO MMA
Quando as competições de vale-tudo explodiram, somente uma arte marcial era usada nas lutas. Porém, não era o suficiente, então surgiu a ideia de adicionar mais estilos de combate ao MMA.
Foi então que os praticantes começaram a fundir uma variedade de estilos e disciplinas no MMA. Sendo elas as seguintes:
-
-Kickboxing;
-
-Muay Thai;
-
-Jiu-jitsu brasileiro;
-
-Boxe;
-
-Wrestling;
-
-Judô;
-
-Luta livre esportiva;
-
-Karatê;
-
-Taekwondo;
- -Sambo.
Veja também – O Que é UFC?
CONCLUSÃO
A história do MMA pode ter referencias muito antigas vindas da Grécia, porém, o verdadeiro espirito do MMA começou a dois milênios e até hoje chama a atenção e é um esporte amado por uma legião de fãs e admiradores.
Veja também – A História do Jiu-Jitsu