Como Se Joga Futsal: Fundamentos Básicos _ :) _

By | 09/01/2018

Introdução: Como se joga Futsal?

Descubra como se joga Futsal corretamente, as principais técnicas utilizadas no Futsal, do mais simples Passe até os tipos de Chutes. Mas se você quer saber sobre as regras que regem o jogo de Futsal, clique aqui.

O que são os Fundamentos Básicos do Futsal?

Os Fundamentos Básicos do Futsal são as técnicas utilizadas durante o jogo de Futsal. Passe, chute e cabeceio são exemplos de Fundamentos do Futsal.

Veja também ⇒ Os Fundamentos do Futebol de Campo

Quais são os Fundamentos Técnicos do Futsal?

São fundamentos Técnicos do Futsal o domínio ou recepção da bola, o controle de bola, a condução de bola, o passe, o chute, o cabeceio, o drible e a finta. Veja abaixo um resumo dos principais fundamentos do Futsal.

Como Dominar a Bola no Futsal

É o ato de receber a bola no Futsal, o domínio pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, como pés, coxa, peito, cabeça e outras partes. A principal e a mais indicada técnica para recepção/domínio da bola no Futsal é a “pisada”, que é quando o jogador de Futsal domina a bola pisando nela com a sola do pé.

Como Dominar a Bola no Futsal

Como Controlar a Bola no Futsal

O Controle de bola no Futsal se diferencia do domínio de bola pois se refere ao ato de manter a bola sob controle sem deixá-la cair no chão. Essa técnica também é popularmente conhecida como embaixadinha.

Como Conduzir a bola no Futsal

A Condução de bola é o ato de conduzir a bola sobre seu domínio através da quadra de jogo. É possível fazer a condução de bola em linha reta ou com mudanças de direção (ziguezague). A condução pode ser usando a parte frente do “peito” do pé ou pisando na bola, o chamado “rolinho”. É muito importante que a Condução seja feita com a bola bem próxima aos pés do jogador.

 

Como Conduzir a Bola no Futsal

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

Veja também >> Histórico do Futsal Mundial

Como fazer um Passe no Futsal

O Passe de bola no Futsal é o ato de enviar a bola para um jogador da mesma equipe. O Passe pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, com os pés, a coxa, o peito, a cabeça, o calcanhar. A técnica mais utilizada de passe é feito tocando a bola com a parte interna do pé, o chamado passe colocado.

Como fazer um Chute ou finalização no Futsal

O Chute no Futsal é o ato de enviar a bola em direção a meta/gol da equipe adversária com a intenção de marcar um gol. O Chute pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, chute com a parte interna do pé (colocado), com o “peito” do pé, de pico, de calcanhar, de coxa, de cabeça. O melhor Chute é aquele que une precisão e força.

Como fazer um Cabeceio no Futsal

É o ato de dar uma cabeçada na bola, o Cabeceio no Futsal pode ser usado de forma defensiva, para interromper um ataque adversário, para dar Passes ou em forma de Chute/Finalização, com o objetivo de marcar um gol. A técnica mais utilizada de Cabeceio no Futsal é feita usando a região da testa.

Como fazer um Drible no Futsal

O Drible no Futsal envolve outros dois fundamentos, o Domínio e a Condução. O Drible é o ato de passar dominando e conduzindo a bola. O Drible exige mudança de direção, criatividade, velocidade e agilidade, com intenção de enganar o adversário e passar por ele.

Como Driblar e Fintar no Futsal

Como fazer uma Finta no Futsal

A Finta no Futsal é diferente do Drible pois é feita sem o domínio da bola, também conhecida como Drible de Corpo. A Finta é um movimento criativo, com mudança de direção, sem a bola, feita para enganar o adversário com o objetivo de alcançar ou receber a bola.

Fundamentos em Vídeo

Para você que gosta de conteúdo em vídeo, indicamos o vídeo abaixo para você aprimorar seus conhecimentos sobre Futsal.

Que saber mais sobre Futsal?

Se você gostou compartilhe, comente ou veja os outros artigos sobre Futsal, isso nos estimular a produzir mais conteúdo de qualidade para vocês.

  • 33
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =