Regras e Fundamentos do Futsal

By | 10/10/2017

Introdução: Regras e Fundamentos do Futsal

Em Regras e Fundamentos do Futsal o Dicas Educação Física preparou para você um conteúdo bem ilustrado com foco nas principais regras do Futsal e nos principais fundamentos do Futsal.


⇒ As Regras do Futsal


01) Qual tamanho da quadra de Futsal?

A quadra de Futsal é um retângulo e suas medidas são:

  • Competições internacionais FIFA: 38 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura.

  • Competições nacionais (Brasil) adulto e sub-20: mínimo 38 metros de comprimento e mínimo de 18 metros de largura.

  • Competições nacionais femininas adulto, sul-20, sub-17 e sub-15 e competições nacionais mas masculina sub-17 e sub-15 o comprimento mínimo é de 36 metros e a largura mínima é de 18 metros

Medidas da Quadra de Futsal

02) Quais as medidas da trave de Futsal?

O tamanho dos Gol ou Traves de Futsal é de 3 metros de largura entre os postes, e a altura do travessão é de 2 metros em relação ao solo.

Qual Tamanho das traves do Futsal

03) Substituições e Zona de Substituição no Futsal

As substituições no Futsal são ilimitadas durante o jogo. Porém há uma zona onde, obrigatoriamente, serão feitas as substituição no Futsal, que fica em frente a cada banco de reservas/área técnica com 5 metros de largura.

Zona de substituição na quadra de Futsal

04) Uma Equipes de Futsal é formada por quantos jogadores?

Uma equipe de Futsal é formada por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. Em competições oficiais o número máximo de reservas é de 9 atletas. As substituições no Futsal são ilimitadas. As substituições podem ser feitas com o bola em jogo ou fora de jogo, desde que na  ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.

05) Qual a duração de uma partida de Futsal?

Uma partida de Futsal é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos.

06) As faltas do Goleiro de Futsal

No Futsal não é permitido ao goleiro ficar com a bola por mais de 4 segundos, com os pés ou com as mãos, em sua quadra de defesa. Na quadra de ataque o goleiro pode tocar na bola livremente e por quanto tempo quiser como um jogador de linha.

É permitido apenas um recuo de bola para o goleiro, e ele não pode receber a bola recuada usando as mãos. Após um recuo, ele só poderá receber a bola em sua quadra de defesa se ela tocar em um adversário.

O Goleiro pode fazer gol no Futsal?

07) Após um cartão vermelho/expulsão no Futsal:

  1. a equipe tiver um jogador expulso, ficará com um jogador a menos por 2 minutos ou até sofrer um gol.
  2. Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos e estiverem com o mesmo número de jogadores em quadra, a recomposição das equipe só será feita após os 2 minutos.
  3. Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos, porém uma das equipes estiver em inferioridade numérica por ter tido mais jogadores expulsos, a equipe em inferioridade numérica pode ter a reposição de um jogador após sofrer um gol. Ex.: A equipe A teve dois jogadores expulso, a equipe B teve 1 jogador expulso, caso a equipe A, que está em inferioridade numérica, sofra um gol antes de passado 2 minutos após a expulsão, a equipe A poderá ter a reposição de um jogador.

08) O tiro lateral no Futsal

O tiro lateral no Futsal é cobrado com os pés, a bola deve ser colocada sobre a linha ou até 25 centímetros fora da quadra, o jogador que cobrar o tiro lateral não pode estar com os pés dentro da quadra. A cobrança deve ser feita em 4 segundosNão é permitido gol direto de tiro lateral.

09) O arremesso ou tiro de meta no Futsal

O arremesso de meta no Futsal deve ser cobrado exclusivamente pelo goleiro, usando as mãos, dentro de usa área de gol e em até 4 segundos.

NOSSO CANAL E WHATSAPP

Canal Dicas Educação Física

WhatsApp Dicas Educação Física

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física

10) O tiro de canto ou Escanteio no Futsal

O tiro de canto/escanteio no Futsal é cobrado com a bola no quarto de círculo, com os pés em até 4 segundos.

Principais Regras do Futsal: Tiro de Canto

Regras e Fundamentos do Futsal: o Tiro de Canto


⇒ Os Fundamentos Técnicos do Futsal


O que são os Fundamentos do Futsal

Os Fundamentos do Futsal são as técnicas utilizadas durante o jogo de Futsal. São fundamentos do Futsal o domínio ou recepção da bola, o controle de bola, a condução de bola, o passe, o chute, o cabeceio, o drible e a finta.

Quais são os Fundamentos do Futsal?

Os fundamentos do Futsal são o domínio ou recepção da bola, o controle de bola, a condução de bola, o passe, o chute, o cabeceio, o drible e a finta. Veja abaixo um resumo dos principais fundamentos do Futsal.

Fundamento Recepção ou Domínio de bola no Futsal

É o ato de receber a bola no Futsal, o domínio pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, como pés, coxa, peito, cabeça e outras partes. A principal e a mais indicada técnica para recepção/domínio da bola no Futsal é a “pisada”, que é quando o jogador de Futsal domina a bola pisando nela com a sola do pé.

Regras e Fundamentos do Futsal

Fundamento Controle de bola no Futsal

Controle de bola no Futsal se diferencia do domínio de bola pois se refere ao ato de manter a bola sobre controle sem deixá-la cair no chão. Essa técnica também é popularmente conhecida como embaixadinha.

Fundamento Condução de bola no Futsal

Condução de bola é o ato de conduzir a bola sobre seu domínio através da quadra de jogo. É possível fazer a condução de bola em linha reta ou com mudanças de direção (ziguezague). A condução pode ser usando a parte frente do “peito” do pé ou pisando na bola, o chamado “rolinho”. É muito importante que a Condução seja feita com a bola bem próxima aos pés do jogador.

FUNDAMENTO CONDUÇÃO DE BOLA NO FUTSAL

Regras e Fundamentos do Futsal: condução de bola

Fundamento Passe de bola no Futsal

Passe de bola no Futsal é o ato de enviar a bola para um jogador da mesma equipe. O Passe pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, com os pés, a coxa, o peito, a cabeça, o calcanhar. A técnica mais utilizada de passe é feito tocando a bola com a parte interna do pé, o chamado passe colocado.

Fundamentos do Futsal: Passe

Regras e Fundamentos do Futsal: o passe no Futsal

Fundamento Chute ou finalização no Futsal

Chute no Futsal é o ato de enviar a bola em direção a meta/gol da equipe adversária com a intenção de marcar um gol. O Chute pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, chute com a parte interna do pé (colocado), com o “peito” do pé, de pico, de calcanhar, de coxa, de cabeça. O melhor Chute é aquele que une precisão e força.

FUNDAMENTO CHUTE OU FINALIZAÇÃO NO FUTSAL

Regras e Fundamentos do Futsal: o chute ou finalização no Futsal

Fundamento Cabeceio no Futsal

É o ato de dar uma cabeçada na bola, o Cabeceio no Futsal pode ser usado de forma defensiva, para interromper um ataque adversário, para dar Passes ou em forma de Chute/Finalização, com o objetivo de marcar um gol. A técnica mais utilizada de Cabeceio no Futsal é feita usando a região da testa.

Fundamento Drible no Futsal

Drible no Futsal envolve outros dois fundamentos, o Domínio e a Condução. O Drible é o ato de passar dominando e conduzindo a bola. O Drible exige mudança de direção, criatividade, velocidade e agilidade, com intenção de enganar o adversário e passar por ele.

Regras e Fundamentos do Futsal: Fundamento Drible no Futsal

Regras e Fundamentos do Futsal: o Drible no Futsal

O Fundamento Finta no Futsal

Finta no Futsal é diferente do Drible pois é feita sem o domínio da bola, também conhecida como Drible de Corpo. A Finta é um movimento criativo, com mudança de direção, sem a bola, feita para enganar o adversário com o objetivo de alcançar ou receber a bola.

  • 111
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =