Fundamentos do Futebol de Campo

By | 19/08/2018

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Fundamentos do Futebol de Campo

Nos esportes, o futebol encabeça a lista dos preferidos pelo público brasileiro, que é apaixonado por essa modalidade, deve conhecer os os Fundamentos do Futebol, quais são as principais técnicas utilizadas no jogo de Futebol de Campo.

Especificidades Técnicas do Futebol

No entanto, você conhece as especificidades técnicas deste tão adorado esporte? Este artigo vai te ensinar sobre alguns pontos básicos e técnicos que todos os jogadores devem seguir para uma boa prática, isto é, os fundamentos técnicos do futebol.

Veja também ⇒ Quem Inventou o Futebol

Treino e Técnica

De qualquer maneira, a regra mais básica depende da habilidade do jogador, que é ter o domínio e o controle da bola, o que requer treino e dedicação constantes: quanto mais, melhor. Sim, você pode ser um jogador mais habilidoso e técnico se treinar mais!

Veja também ⇒ A Incrível História do Futebol

Qualidades exigidas em um jogador de Futebol

Cada jogador tem suas características pessoais, mas há alguns pontos que o tornam diferentes entre um e outro. Esses pontos determinam as habilidades de cada um e são muito importantes para o sucesso da equipe.

Então, é necessário que o jogador tenha e aprimore as seguintes qualidades:

  • Técnica – ter precisão nos chutes e nos passes, saber lidar com os dribles, saber cobrar faltas, ter agilidade na hora de defendê-la (goleiro) etc.;

  • Física – potência, coordenação e equilíbrio são o que determinam a mecânica de cada jogador. Se tem potência, tem velocidade; a coordenação lhe permite uma visão mais ampla do que ocorre ao seu redor; e o equilíbrio mantém sua atividade;

  • Mental – ter autoconfiança, determinação e ser audacioso são virtudes comuns aos melhores jogadores. Sem qualquer uma dessas características, jogar com destreza torna-se mais difícil.

Veja também ⇒ A História do Futebol no Brasil

Fundamentos Básicos no Futebol

Fundamentos do Futebol de Campo

Todo jogador de futebol, seja iniciante ou profissional, tem em si as quatro técnicas básicas para a prática do esporte, que são:

  • Controlar a bola – ter o controle da bola é o mesmo que saber dominá-la, tendo em mente que, se feito de forma apropriada, será bem-sucedido. O controle pode ser com o jogador parado ou em movimento;

  • Conduzir a bola – mover a bola pelo campo é o que vai determinar o objetivo final: o gol. A forma com que isso é feito, entre dois pontos dentro do campo, vai de cada jogador, mas ele sabe que não está sozinho, portanto, deverá contar com seus parceiros de time, usando outras habilidades relacionadas;

  • Passar a bola – durante a condução, é muito difícil e raro um jogador sair de sua linha de defesa e se dirigir até o outro lado do campo e marcar o gol. Ele precisa trocar passes, lançando a bola para seu parceiro e assim por diante;

  • Chute a gol – esse é o objetivo de todos os jogadores de linha, procurando marcar ponto ao “colocar a bola na rede”. O que nem sempre acontece, devido a diversos fatores que não dependem somente do jogador que a chutou.

Marcar ou fazer gols é a meta principal numa partida de futebol. O objetivo é sair vitorioso, portanto, quanto mais gols se faz sobre o adversário, melhor. Sem mencionar que o gol é o que faz disparar a alegria dos torcedores.

Veja também >> As Regras do Futebol de Campo

Fundamentos Técnicos no Futebol

Os fundamentos técnicos, ou técnicas especiais, envolvem habilidades pessoais, mas que dão destaque e maior eficiência ao jogador, se arduamente treinadas. São elas:

  • Cabeceio – o jogador cabeceia a bola quando: vai fazer ou receber um passe ou tentar o gol. É essencial para ações de defesa ou ataque;

  • Voleio – é quando o jogador aproveita uma bola aérea e a chuta para o gol, antes que a bola bata no chão, elevando e virando seu corpo na mesma direção da perna que chuta. Semivoleio é se a bola tocar no chão uma vez;

  • Técnicas de defesa – envolve: tomar a bola do adversário, interceptar passes do adversário e duelar pela bola dentro dos limites permitidos pelas regras;

  • Finta – ou drible, é útil no sentido de transpor o adversário para continuar no ataque com a bola nos pés. Pode ser feita também sem a bola, quando o jogador se desvencilha do adversário para obter vantagem numa jogada.

Vídeo sobre os Fundamentos do Futebol

Indicamos o vídeos abaixo sobre os fundamentos do Futebol de campo:

Fundamentos técnicos para goleiros de Futebol

Os goleiros estão em uma posição na qual as técnicas citadas acima não cabem muito bem. Pelo contrário, ele deve ter habilidades para defender-se de todas elas e, consequentemente, defender o gol.

A preparação destes profissionais, apesar de ser feita nos mesmos treinos, deve ser diferenciada, para isso existe o preparador de goleiros, que é um profissional especializado em treinos técnicos para goleiros. Reflexos, agilidade, explosão muscular, posicionamento e estratégia e situações especificas como cobranças de pênaltis são coordenadas pelo preparador de goleiros.

Estes fundamentos do futebol são os básicos para se entender e jogar uma boa partida. O sucesso já depende do empenho e da vontade de cada jogador, que pode se tornar o “herói do dia” ou o “carrasco” do time numa partida.

  • 38
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − três =