Abordagem Sistêmica na Educação Física: abordagem sociológica

By | 10/08/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: Abordagem Sistêmica na Educação Física

A Abordagem Sistêmica na Educação Física escolar também é conhecida como abordagem sociológica, pois tem como área de base a sociologia e filosofia e vem sendo desenvolvida como um caminho para a Educação Física escolar pelo professor Mauro Betti:

 

 

Deve-se ensinar o basquetebol, o voleibol (a dança, a ginástica, o jogo…), visando não apenas o aluno presente, mas o cidadão futuro, que vai partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividade física. Por isso, na Educação Física escolar, o esporte não deve restringir-se a um ‘fazer’ mecânico, visando um rendimento exterior ao indivíduo, mas tornar-se um ‘compreender’, um ‘incorporar’, um ‘aprender’ atitudes, habilidades e conhecimentos, que levem o aluno a dominar os valores e padrões da cultura esportiva.”

(BETTI, 1991 p.16).

Conceitos e princípios da Abordagem Sistêmica na Educação Física

Sistema Aberto na Educação Física

A Abordagem Sistêmica na Educação Física Escolar tem por essência que a Educação Física é um sistema aberto que sofre influência da sociedade ao mesmo tempo que também influencia a sociedade.

Estas influências estão em um sistema hierárquico, com níveis superiores (como as secretarias de Educação dos governos) e inferiores (como as direções de escolas e professores). Os níveis superiores são mais flexíveis e menos previsíveis em suas decisões, já os níveis inferiores são mais limitados, mais previsíveis e mecânicos.

A especificidade da Educação Física Escolar

Dentro da abordagem Sistêmica na Educação Física Escolar a especificidade das aulas gira em torno do corpo e do movimento, sendo eles meio e fim das aulas de Educação Física.

A abordagem Sistêmica na Educação Física Escolar possui um sistema adaptativo complexo e aberto com quatro níveis de hierarquia:

  • Política educacional

  • Escola

  • Objetivos da Educação Física

  • Processo ensino-aprendizagem

Na abordagem pedagógica sistêmica da Educação Física Escolar estes componentes hierárquicos do sistema vão interagir e produzir diferentes objetivos educacionais.

O Princípio da não-exclusão

A Abordagem Sistêmica na Educação Física Escolar coloca como um de seus princípios a não-exclusão, ou seja, nenhuma atividade pode ser de caráter excludente. O professor de Educação Física deve promover atividades que garantam o acesso de todos os alunos a aula.

Abordagem Sistêmica na Educação Física Escolar: Princípio da Não-exclusão

⇒ Melhore sua forma física em 17 dias!

O Princípio da Diversidade

Outro princípio da Abordagem Sistêmica na Educação Física Escolar é o princípio da diversidade. O princípio da diversidade defende que as atividades nas aulas de Educação Física não devem ser restritas a um tipo de esporte, como o Futebol, nem mesmo ser restringir apenas aos conteúdos unicamente esportivos. No princípio da diversidade os esportes, as danças, as lutas, os jogos, a ginástica e outro conteúdos que giram em torno do corpo e do movimentos devem fazer parte das aulas de Educação Física.

Objetivos da Abordagem Sistêmica na Educação Física

O objetivo da abordagem sistêmica na Educação Física escolar é inserir os alunos na cultura de atividades físicas ou cultura corporal, de forma que ele possa compartilhar, usufruir, produzir, reproduzir e transforma as formas de cultura corporal de maneira autônoma, desenvolvendo assim sua cidadania.

Na abordagem sistêmica da Educação Física os objetivos não podem ficar restritos ao ensino de habilidades motoras ou ao desenvolvimento do condicionamento físico dos alunos, embora a aprendizagem motora e o desenvolvimento físico também possa ser um dos objetivos das aulas.

Metodologia da Abordagem Sistêmica na Educação Física

Em uma aula de Educação Física escolar com abordagem Sistêmica ou Sociológica o professor deve primeiro escolher conteúdos da cultura corporal e adaptá-los de forma a viabilizar o acesso de todos os alunos a atividade (princípio da não-exclusão). Após isso o professor deve contextualizar e explicar para que serve aquele conteúdo, como praticar de forma correta, quais são seus benefícios, que cuidados devem ser tomados ao praticar aquela forma de cultura corporal, como se organizar para praticar aquela atividade e como usufruir daquela forma de cultura corporal em seu tempo livre.

Outro fator metodológico importante dentro da abordagem sistêmica na Educação Física escolar é a vivência, ou seja, o aluno deve experimentar os movimentos, praticar em diversas situações, com isso, além da aprendizagem motora, o aluno estará promovendo o conhecimento cognitivo e experiências socioafetivas derivados da vivência dos movimentos.

É possível identificar que a abordagem sistêmica na Educação Física escolar promove uma boa relação com as dimensões dos conteúdos: conceitual (saber), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).

Avaliação Abordagem Sistêmica na Educação Física

A avaliação dentro da abordagem sistêmica na Educação Física escolar é baseada na observação sistematizada de acordo com os objetivos propostos nessa abordagem.

Plano de Aula: Abordagem Sistêmica na Educação Física

  • Temas: Corrida, Atletismo, Condicionamento físico, saúde física e mental, organização do espaço para prática da corrida e qualidade de vida.

  • Objetivos: vivenciar a corrida como atividade física promotora da saúda e do condicionamento física, conhecer os benefícios da corrida para saúde física e mental, conhecer a corrida de resistência como uma das modalidade do atletismo, conhecer os espaços que podem ser utilizados para prática da corrida, entender a corrida como promotora de qualidade de vida.

  • Primeira parte: o professor reuni os alunos na sala de aula ou na quadra para falar dos benefícios da corrida para saúde e para condicionamento físico. Esse momento da aula pode ser realizado a partir de uma pesquisa dos alunos sobre o tema.

  • Segunda parte: o professor leva os alunos para vivenciar uma corrida de resistência de 12 minutos, antes da atividade explica em que intensidade a corrida deve ser feita e todos os cuidados relacionados a prática dessa atividade.

  • Parte final: após a atividade de corrida e a hidratação dos alunos o professor deve fazer uma roda de conversa sobre como os alunos vivenciaram a atividade e de como e onde eles poderão usufruir dessa atividade em seu tempo livre, provendo saúde, qualidade de vida e cidadania.

Plano de Aula: abordagem sistêmica na educação física escolar

Veja outras abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar:

A Importância da Abordagem Sistêmica na Educação Física

A abordagem Sistêmica na Educação Física dá contribuições importantes para prática pedagógica do professor de Educação Física, o princípio da não-exclusão e da diversidade são caminhos que devem ser seguidos por todos os professores de Educação Física.

Para finalizar, as palavras de Mauro Betti sobre uma aula de Educação Física:

Não basta (o aluno) correr ao redor da quadra; é preciso saber por que está correndo, como correr, quais os benefícios advindos da corrida, que intensidade, frequência e duração são recomendáveis. Não basta aprender as habilidades motoras específicas do basquetebol; é preciso aprender a organizar-se socialmente para jogar, compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível (e portanto é preciso também que os alunos aprendam a interpretar e aplicar as regras por si próprios), aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não um inimigo a ser aniquilado, pois sem ele não há jogo; é preciso, enfim, que o aluno seja preparado para incorporar o basquetebol e a corrida em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível.”

  • 102
    Shares

2 thoughts on “Abordagem Sistêmica na Educação Física: abordagem sociológica

  1. Jorel Kulik Camargo

    Muito obrigado ! Sou professor recém formado e este tipo de conteúdo realmente faz a diferença com quem está comprometido com a educação física na escola.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =