A História das Copas do Mundo de Futebol

By | 06/08/2017

Oportunidades em Educação Física

Apostila Educação Física Concursos
Cursos Online na Área de Educação Física


Introdução: a História das Copas do Mundo de Futebol

A História das Copas do Mundo de Futebol começou com a criação de um campeonato de futebol no ano de 1904 e da fundação da FIFA neste mesmo ano.

Só que a primeira Copa do Mundo da História aconteceu em 1930, no Uruguai. Que foi o escolhido por possuir um título olímpico de futebol e por comemorar naquele ano 100 anos independência.

A criação da copa do mundo aconteceu por que os Jogos Olímpicos que ocorreria no ano de 1932 em Los Angelis não planejava incluir o futebol como parte dos jogos, tendo esta informação a FIFA resolveu criar a sua própria de competição mundial de futebol.

A Primeira Copa do Mundo de Futebol

Francês Jules Rimet foi o criador da ideia da primeira copa do mundo de Futebol, ele convidou para fazer parte deste movimento empresários da área futebolista e visionários.

A ideia era que a o prêmio seria uma taça de ouro, e a primeira taça levou o nome do de Jules Rimet como uma homenagem.

A primeira copa do mundo de Futebol da história contou com a participação de 13 equipes, sendo que sete eram da América do Sul (Uruguai, Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai, Peru, Chile), quatro da Europa (Lugoslávia, Romênia, França, Bélgica), e duas da América do Norte (México e Estados unidos).

O Criador da Copa do Mundo de Futebol: Jules Rimet Veja também ⇒ Tudo sobre o Campo de Futebol Oficial

A História das Copas do Mundo de Futebol

Primeira Copa do Mundo de 1930 no Uruguai

O Uruguai já era bicampeão da competição de futebol que era feita nas Olimpíadas, que na época era a competição mais importante de Futebol que existia.

O primeiro campeão da Copa do Mundo de Futebol

O Uruguai foi o primeiro campeão da história das copas do mundo de Futebol, além de ser o anfitrião o Uruguai confirmou sua hegemonia, pois já era o bicampeão olímpico.

O Uruguai disputou a final da primeira copa do mundo contra a Argentina, vencendo o jogo por 4X2.

A História da Copa do Mundo de 1934 na Itália

A copa do mundo de 1934 ocorreu na Itália, mesmo com algumas complicações, não desistiram da segunda edição da copa do mundo, em meio a um momento fascista a Itália abriu as suas portas para que a competição acontecesse.

A Itália foi a grane campeão desta Copa, vencendo a Tchecoslováquia por 2X1 na final.

>> Saiba mais sobre a Copa do Mundo de 1934

A História da Copa do Mundo de 1938 na França

Devido a diversos problemas políticos e econômicos, o mundo vivia aterrorizado pela segunda guerra mundial, vários países ficaram de fora desta edição por conta de batalhas ma guerra.

Nesta Copa do Mundo que ocorreu na França, o Brasil foi o único país sul-americano a participar da competição. O Brasil, apesar de ter mostrado bastante evolução neste ano, acabou conquistou o terceiro lugar.

A campeão da Copa do Mundo de 1938 foi a Itália novamente, que manteve o seu título ganhando o jogo final contra a Hungria por 4X2.

A História da Copa do Mundo de 1950 no Brasil

Após a interrupção de 12 anos na copa por conta da Segunda Guerra Mundial, a copa do mundo retorna e desta vez era a chance de o Brasil ser a sede pela primeira vez na história das copas do mundo.

Esta copa foi disputada de uma forma incomum, na primeira fase havia 13 equipes, que foram divididas em dois grupos de quatro, outro de três e por último um de dois.

O Brasil chegou a final contra o Uruguai, mais o Uruguai que mostrou ser o melhor daquele momento e levou a vitória por 2X1. A primeira grande derrota brasileira na história das copas do mundo.

História das Copas do Mundo: Brasil 1950

A História da Copa do Mundo de 1954 na Suíça

A Copa do Mundo de 1954 foi realizada na Suíça, foi nesta copa que o Brasil estreou sua famosa camiseta amarela, mais isso não foi o que ficou como marca nesta copa.

Infelizmente o Brasil deixou como marca uma impressão negativa, onde ouve muitas brigas em campo e também nos vestiários contra os jogadores do time da Hungria.

A final foi disputada entre a Alemanha e Hungria em um dia bem chuvoso, e a Alemanha saiu como vencedora por 3X2, conquistando seu primeiro título mundial na história das copas do mundo.

Naquela época a bola era feita de couro e absorvia a água a deixando mais pesada, e a Alemanha já tinha um pouco de experiência com a situação, e chuteiras que ajudavam no campo molhado.

A História da Copa do Mundo de 1958 na Suécia

A Copa do Mundo de 1958 foi na Suécia, esta foi a primeira copa a ser transmitida na televisão.

Além desta grande novidade a copa do mundo de 1958 teve um jogador de 17 anos, Pelé era o jogador mais novo da época.

A final foi disputada entre o Brasil e a Suécia, como os dois times tinham a camisa amarela, foi feito um sorteio para ver quem iria utilizar o uniforme principal. O Brasil perdeu o sorteio e acabou tendo que jogar com o uniforme secundário azul, mas saiu como vencedor da copa com um placar de 5×2.

A História da Copa do Mundo de 1962 no Chile

A Copa do Mundo de 1962 aconteceu no Chile, um campeonato conhecido pela violência, na disputa entre o Chile e a Itália, o Chile foi o vencedor por 2×0, mas socos, pontapés, foram travados neste jogo, resultando em algumas advertências, dois jogadores foram expulsos e um dos jogadores ficou com o nariz quebrado e isso tudo no time da Itália.

O Brasil perdeu o seu maior jogador logo no segundo jogo da competição, simplesmente Pelé, ele se machucou no jogo contra a Tchecoslováquia, mais isso não impediu o Brasil de ter outra vitória, o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3X1 levando título e se tornando bicampeão mundial.

História da Copa do Mundo de 1962 no Chile

A História da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra

A Copa do Mundo de 1966 ocorreu na Inglaterra, que também foi a campeã da copa deste ano, a Inglaterra lutou e consegui o seu primeiro título mundial da história das copas do mundo, sua disputa final foi contra a Alemanha Ocidental, com placar final de 4X2, teve uma ótima vitória.

A Inglaterra foi também a primeira equipe a criar um mascote, que era o Leão Willie.

Mas o mascote da Inglaterra não foi o único animal a ser celebridade nesta copa, o cachorro Pickles também ganhou seu momento de fama quando encontrou a taça que avia sido roubada antes da realização da mundial enquanto estava em uma exposição em Londres.

Sobre a vitória da Inglaterra até hoje se contesta, pois um dos gols feitos pela Inglaterra bateu no travessão, bateu no solo e depois voltou para o campo. Os vídeos da época mostra que na verdade a bola não entrou.

A História da Copa do Mundo de 1970 no México

A Copa do Mundo de 1970 ocorreu México foi a primeira copa a ser transmitida pela televisão com cores, os melhores momentos do evento, foi feito por um jogador do Brasil, Pelé, entre esses momentos estavam os três quase gols que ele tentou marcar, uma tentativa de gols com cabeça que foi defendida, um chute no meio do campo contra o time da Tchecoslováquia, e um grande drible de corpo no goleiro do time do Uruguai, acabou não chegando a fazer o gol, mas chamou a atenção de todos.

Com tudo isso o Brasil novamente mostrou a habilidade de seus jogadores e teve uma participação brilhante nesta copa, e acabou levando o título. A final foi travada contra a Itália, e o jogo ficou em 4X1.

História das Copas do Mundo de Futebol: México 1970

A História da Copa do Mundo de 1974 na Alemanha

Mesmo que o Brasil não tenha ganhado a copa de 1974 que aconteceu na Alemanha, o País acabou mesmo assim tendo uma participação eficiente. Neste mesmo ano o brasileiro João Havelange, se tornou presidente da FIFA, este acontecimento foi muito importante por que foi o primeiro que não era europeu a assumir o posto.

Desta vez a vitória foi conquistada pela a Alemanha Ocidental, com sua eficiência tática em todas as disputas, a Alemanha chegou a final contra a Holanda, do famoso carrossel holandês, que foi vencida por 2X1.

A História da Copa do Mundo de 1978 na Argentina

A Copa do Mundo de 1978 aconteceu na Argentina e acabou gerando algumas polemicas no mundial, algumas manifestações aconteceram antes mesmo do torneio começar.

A FIFA acabou sofrendo alguns protestos para que a sede da competição fosse alterada, isso tudo por que a Argentina naquela época vivia em ditadura militar.

A disputa nesta copa foi bem acirrada, mas a Argentina consegui seu título, venceu suas disputas honrosamente, sua disputa final foi travada conta a Holanda, onde a Argentina venceu por 3X1.

A História da Copa do Mundo de 1982 na Espanha

A Copa do Mundo de 1982 aconteceu na Espanha onde teve uma grande mudança na quantidade de participantes de 16 para 24.

El Salvador teve uma das piores campanhas da história da copa, perdendo de 10×1 para o time da Hungria.

O Brasil também teve um derrota dolorida para a Itália. A favorita equipe brasileira que tinha nomes como Zico, Socrates, Falcão, Júnior e outros, foi eliminada por 3 a 2, com três gol do italiano Paolo Rossi.

A Itália mostrou por que eliminou o favorito Brasil e ficou com o título, ma final contra a Alemanha Ocidental a vitória foi por 3 a 1.

A História da Copa do Mundo de 1986 no México

Neste ano a copa era para acontecer na Colômbia, mas acabou desistindo por questões financeiras, e o México novamente veio a sediar o evento, e foi o primeiro pais a sediar a Copa do Mundo pela segunda vez.

A Argentina conquistou o título, mais uma vez a Alemanha ocidental chegou a final mais não levou o título mais uma vez, perdeu para a Argentina por 3X2.

A História da Copa do Mundo de 1990 na Itália

A Copa do Mundo de 1990 ocorreu na Itália, foi quando a Alemanha se igualou ao Brasil e a Itália, chegando a ser a tricampeã.

O destaque nesta copa foi a chegada de uma equipe do continente africano nas quartas de final, a equipe de Camarões, mas a equipe acabou voltando para casa quando foi derrotada pela Inglaterra nas prorrogações.

A Copa do Mundo de 1990 foi o momento de vingança da Alemanha Ocidental, que foi para a final novamente contra a Argentina de Diego Maradona e desta vez venceu por 1 a 0.

A História da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unido

Muitos se falava que a Copa do Mundo de 1994 seria um fracasso com relação ao público, pois os Estados Unidos não tem a tradição do Futebol.

Na verdade, a copa acabou sendo um sucesso, bateu um recorde de 3,5 milhões de espectadores.

Houve dois acontecimentos que marcaram esta copa, um deles foi que o Diego Maradona foi pego em exame de antidoping e acabou sendo retirado da competição.

O segundo foi a morte do colombiano Andres Escobar, ele foi o jogador que marcou o gol contra no jogo contra os EUA, e acabou desclassificando o time da Colômbia.

O Brasil foi o campeão, na final tensa contra a forte Itália de Roberto Baggio, o jogo terminou empatado em 0 a 0 e foi decidido nas cobranças de pênaltis, o placar final foi 3 a 2 para o Brasil.

História da Copa do Mundo de 1994

A História da Copa do Mundo de 1998 na França

A Copa do Mundo realizada na França com 32 seleções participando, foi a maior realizada deis de então.

O Brasil chegou a final novamente, mas chegou abalado, pois seu principal jogador, Ronaldo, tinha sofrido uma convulsão bem antes da partida, mas mesmo com este acontecimento foi escalado para entrar em campo.

Mas o Brasil desta vez não consegui levar o título, esse mérito ficou para a França, o brasil perdeu o jogo por 3×0.

A História da Copa do Mundo de 2002 na Correia do Sul e Japão

A Copa do Mundo deste ano foi a primeira a acontecer no continente asiático, no caso a casa escolhida foi o Japão e Coreia do Sul.

Foi a oportunidade do jogador Ronaldo, atacante do time brasileiro, dá a volta por cima do grande acontecimento negativo da copa na França.

Ronaldo marcou oito gols durante a copa, pendendo apenas par o jogador alemão Gerd Mueller, como maior artilheiro em uma copa do mundo.

O Brasil foi para a final novamente, mas desta vez para ganhar, saiu com o título a Alemanha, este jogo terminou com 2X0 no placar, e conquistou o título de pentacampeão.

O Brasil se tornou o primeiro país a ser campeão em três continentes diferentes, que seriam a Europa, Ásia e América.

História das Copas do Mundo: Correia e Japão 2002

A História da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha

Com a presença de 3 milhões de espectadores a copa aconteceu na Alemanha.

O Brasil acabou terminando a competição em quinto lugar, mas o Ronaldo acabou marcando o seu decimo quinto gol na copa do mundo, tornando-se o maior artilheiro da história das copas do mundo.

O Campeão foi a Itália, a final acabou sendo decidida nos pênaltis, Itália e França, ficaram empatados com o placar de 1X1 no tempo normal, mas a Itália venceu nos pênaltis por 5X3, e acabou conquistou o tetracampeonato.

A História da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Foi a primeira copa a acontecer no continente africano na história das copas do mundo.

A Espanha formou uma bela equipe para conseguir o título pela primeira vez, jogou bem e eliminou adversários como Portugal, Alemanha, Paraguai.

Na grande final a Espanha enfrentou a Holanda, e se sagrou campeão vencendo com o placar de 1X0, gol do grande meia Andres Iniesta.

Veja também ⇒ A História do Futebol

A História da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

A Copa do Mundo realizada no Brasil, foi o ano de muita disputa e vergonha para o Brasil no Futebol, o time acabou perdeu para a Alemanha, por um placar histórico de 7×1. Um dos maiores vexames da história das copas do mundo.

E quem acabou levando a taça para casa foi a própria Alemanha, numa disputada final contra a Argentina de Leonel Messi, onde o placar final ficou em 1×0 para os alemãs.

  • 368
    Shares

2 thoughts on “A História das Copas do Mundo de Futebol

  1. Maria joseane de Souza Alves

    Gostaria de saber como pedir autorização para usar essa matéria.

    Reply
    1. DEF Post author

      Olá, Maria Joseane!
      Pode usar o conteúdo do site. A única coisa que pedimos é que divulgue nosso site como fonte do conteúdo.
      Atenciosamente,
      Prof. Marcio Costa.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + três =